Ao decidir vender o seu carro, é preciso ter calma e seguir algumas recomendações para fazer um bom negócio. O diretor de produto da Webmotors, Luiz Fernando Diniz, dá dicas certeiras.
1 – Faça boas fotos
Imagem é tudo! Lave o carro, escolha um espaço amplo para fotografar e faça registros do veículo em diversos ângulos.
“Uma boa foto faz toda a diferença no anúncio. É o que vai chamar a atenção do comprador nesse primeiro momento”, explica o especialista.
2 – Use a internet
Não há dúvidas que os anúncios on-line são muito mais eficientes que os realizados em mídias impressas como jornais e revistas.
Além de alcançar um número muito maior de pessoas, são mais econômicos e facilitam a negociação.
3 – Não esconda defeitos
Não esconder possíveis defeitos do veículo demonstra transparência e passa confiança para o comprador. Pequenos riscos e amassados na lataria, questões no documento que precisam ser resolvidas são pontos que não devem ser omitidos.
”Quando o próprio vendedor expõe isso, estabelece uma comunicação de confiança com o comprador. Isso até facilita a venda do carro”, garante Luiz Fernando.
4 – Pesquise antes de estipular um valor
Marca, modelo, versão e estado do carro são os critérios mais usados para determinar o valor máximo e mínimo de venda.
“A Webmotors trabalha com uma ferramenta on-line de busca que rapidamente compara as características do seu veículo com os disponíveis no mercado e apresenta sugestões de valor máximo de mínimo de venda”, indica o especialista.
No fim, o vendedor avalia a melhor opção de valor com base na tabela FIPE.
5 – Seja rápido na negociação
Com a facilidade dos aplicativos de mensagem, é preciso pensar que aquela pessoa que quer comprar um carro está pedindo informação sobre diversos anúncios ao mesmo tempo.
Quanto mais eficiente e rápido você for na resposta, terá mais chance de avançar na negociação.
“Pesquisas mostram que os compradores não estão dispostos a esperar por mais de 30 minutos pela resposta de uma mensagem”.
6 – Previna-se com uma vistoria completa
Depois que o negócio é fechado, o vendedor é responsável por qualquer problema que o carro apresente em até 3 meses após a venda.
Por isso, submeter o veículo a uma vistoria é a opção mais segura para os dois lados. Tudo será verificado e registrado em um documento.
“Alinhamento, carroceria, chassi… A vistoria documenta as condições de tudo. Assim, o vendedor também pode se proteger e garantir que o problema não existia no momento da venda, por exemplo”.
7 – Atenção à segurança
Recebeu uma proposta interessante? Agende um encontro em um lugar seguro para que o interessado veja seu veículo. Dê preferência para locais públicos e com fluxo de pessoas.
Para melhorar a segurança nessas negociações, já existem soluções que validam a identificação do vendedor/comprador e fazem a inspeção do veículo. Tudo por aplicativo.
“Na Webmotors trabalhamos com o AutoPago . É um serviço que garante transações 100% seguras. Quando definem o valor de venda, os interessados precisam baixar o aplicativo e fazer o cadastro. Todas as informações passam por uma análise cadastral rigorosa e só depois da aprovação dessa análise é que o boleto para pagamento é emitido”, finaliza.