Amada por alguns e completamente temida por outros, as montanhas russas estão entre as atividades que mais liberam adrenalina, despertando a curiosidade até mesmo dos mais medrosos.
Se você é um apaixonado por montanhas-russas ou morre de medo delas, veja no conforto do seu lar essas 10 curiosidades sobre o brinquedo.
10. Paraíso das montanhas russas
O parque de diversão Six Flags Mountain, na Califórnia, é o parque com mais montanhas russas do mundo: 18 tipos, mais precisamente. Será que alguém tem estômago para isso? Literalmente…
9. A queda mais longa
O mais emocionante e, ao mesmo tempo, mais aterrorizante, é o momento em que o carrinho sobe até uma altura assustadora e cai a uma velocidade muito alta. O recorde de queda mais longa do mundo é da montanha russa Kingka Ka, com nada menos que 139 metros de queda. Se levarmos em conta que ela é a mais alta e a segunda mais rápida do mundo, estamos diante de uma joia.
8. O pior acidente
O acidente mais grave causado por uma montanha-russa ocorreu em 2010 em um parque de diversões da cidade chinesa de Shenzhen. Um dos carros da montanha-russa Space Journey se desprendeu e acabou se chocando com outro carro. O resultado: seis mortes e dezenas de feridos.
7.A mais alta
Se você não tem medo de altura, fique à vontade para ir ao Six Flags e subir na montanha russa Kingda Ka, que, como já falamos, tem a queda mais longa do mundo. A altura da queda é maior ainda: 139 metros a uma velocidade surpreendente de 206 quilômetros por hora, ficando em segundo lugar no quesito queda mais rápida.
6. O designer de montanhas-russas que não andava de montanha-russa
Ron Toomer, um engenheiro que se dedicou a desenhar atrações para parques de diversão, especialmente montanhas-russas, não prestigiava suas criações. O projetista de 93 montanhas-russas ao redor do mundo sofria de fortes enjoos com o movimento do brinquedo e preferia vê-las funcionando em terra firme.
5. A primeira montanha russa moderna
Os viciados em adrenalina ficariam entediados se andassem na primeira montanha russa moderna, que foi construída em Coney Island, nos Estados Unidos, em 1884. Seus passageiros, que iam sentados de lado, alcançavam a tremenda velocidade de 9,6 quilômetros por hora, chegando à altura máxima de 15,2 metros!
4. A mais extensa do mundo
Se você quiser que a sua volta de montanha-russa dure bastante, a Steel Dragon 200, que fica no Nagashima Spa Land, no Japão, é a melhor escolha. Ela tem 2478 metros de comprimento, o que faz dela a montanha russa mais extensa do mundo.
3. A mais íngreme
Os japoneses definitivamente têm o estômago forte. A montanha-russa Takabisha possui uma queda de 121 graus, a mais íngreme do mundo.
2. A mais rápida
A montanha-russa mais rápida do mundo fica em Abu Dhabi, no parque Ferri World. Sou nome é fórmula russa e ela atinge uma velocidade de 240 quilômetros por hora, muito similar à velocidade que alcançam os carros de Fórmula 1.
1. Origem do nome
O nome montanha-russa já denuncia onde o brinquedo foi inventado. No entanto, as montanhas-russas da Rússia eram muito diferentes das atuais. O conceito de montanha-russa nasceu no século XVII para se referir a pistas de gelo com subidas, quedas e curvas pelas quais os russos andavam de trenó durante os rigorosos invernos. Uma ótima maneira de se divertir a 50 graus negativos…