A cidade de São Paulo guarda uma história repleta de curiosidades. As influências indígena, portuguesa e de tantas outras culturas que desembarcaram por aqui são perceptíveis em cada esquina da cidade, que se tornou o principal centro urbano do país e hoje é um retrato fiel da globalização.
A história de São Paulo diz muito mais sobre a cidade do que podemos imaginar. Um bom índice para compreender o passado é estudar os nomes das ruas, que podem basear pensamentos ou homenagear músicas e grandes figuras do passado. E o mais interessante é perceber como alguns nomes que foram dados não se encaixam no contexto atual.
Conheça a seguir 10 curiosidades sobre nomes das ruas de São Paulo.
Veja também:
Terra da Garoa: 9 motivos para amar e odiar São Paulo

#1 A cidade possui uma rua chamada Reinado do Cavalo Marinho, dentro do Conjunto Habitacional Sitio Conceição, na Zona Leste.
#2 Outro nome bizarro é o da Rua Música Aquática, no Jardim São Luís.
#3 São Paulo tinha uma rua com o nome de Adolf Hitler, que existiu no Campo Belo até 1931. Atualmente, o lugar chama-se Rua Gil Eanes.
#4 A Rua Bartira e a Rua João Ramalho são próximas no mapa e na história, pois se referem ao romance da índia Bartira e do explorador João Ramalho.
#5 A via Estrada das Lágrimas, no Sacomã, recebeu este nome por ser um antigo ponto de despedida entre casais, pois era a saída da cidade para o litoral.

#6 O Viaduto do Chá, no Centro, lembra o cultivo do chá que era forte na região.
#7 A cidade possui várias ruas com nomes de generais e torturadores da Ditadura Militar, como Castelo Branco e Sérgio Fleury. Em 2015, o prefeito Fernando Haddad divulgou o projeto que pretende renomear 17 das mais de 30 ruas com essas “homenagens”.
#8 No Capão Redondo, a Travessa Final Feliz recebeu esse nome por sugestão da Sociedade Amigos do Fase II, referente à conclusão da construção de 99 casas em mutirão.

#9 Um dos maiores centros de comércio popular do país, a Rua 25 de Março tem esse nome em referência à data da primeira Constituição brasileira, de 1824.
#10 Outro critério comum para nomear as ruas da cidade é a inspiração em letras de músicas. Uma delas é a Rua Milagre dos Peixes, referente à composição homônima de Milton Nascimento.