12 perfomances mais absurdas da arte contemporânea

A arte não é somente a exaltação da beleza, mas ela busca impactar quem a aprecia, além de tentar nos fazer refletir e questionar a vida. A perfomance na arte contemporânea é caracterizada pelos movimentos. Muitas vezes carece de suporte e não precisa de uma técnica, ela faz o público interagir e sentir.

Leia também: Fetiches bizarros: as 10 parafilias mais raras

Mas algumas obras conseguem não só impactar como deixar qualquer um perplexo e sem entender a finalidade real daquela obra.
Veja 12 estranhas performances da arte contemporânea:

#1 Vito Acconci

https://www.youtube.com/watch?t=530&v=dZaD9CHZecE

Em “Seedbed” ou “Sementeira”, Acconci (arquiteto e artista contemporâneo) estava escondido debaixo de uma rampa no museu Sonnabend, enquanto se masturbava olhando para os visitantes. Um sistema de som permitia que os visitantes escutassem seus gemidos e suas palavras pervertidas para que todos pudessem saber o que o excitava. A intenção de Acconci era entender a paranoia de certos personagens machistas em forma de caratcterização.

#2 Marni Kotak

Kotaki deu à luz em uma galeria de arte, em frente ao público, que poderia levar partes do quarto (que foi preparado para o momento) como recordação. Além do mais, ela deu ao filho um troféu quando nasceu…

#3 Wafaa Bilal

Como parte de um projeto sobre vigilância e tecnologia, o artista implantou, cirurgicamente, uma câmera em seu crânio para registrar o que “deixava para trás”. Durante um ano ele tirou fotos da “visão de sua nuca”.

#4 Abraham Poincheval

O artista transformou um urso dissecado em sua casa por duas semanas. Ele levou apenas alguns livros e o abasteceu com alimentos.

#5 Adrian Parson

Parson fez em si uma circuncisão na frente do público, com apenas um canivete suíço cego. Para mostrar algo sobre a penetração…

#6 Clayton David Pettet

O estudante de 19 anos disse que perderia sua virgindade com um homem desconhecido do público. Mas quando as pessoas foram assistir ao espetáculo sexual, o ato consisitia apenas em colocar uma banana na boca.

#7 Milo Moire

Sua arte abstrata consistia em expelir jatos de tinta na tela por meio da sua…vagina. O resultado era “simétrico, colorido e forte”.

#8 Casey Jenkins

Outra artista que usou o corpo para expressar a sua arte. A ideia era tecer, durante 28 dias, a partir de novelos de lã inseridos em sua vagina.

#9 Tilda Swinton

A atriz usou o Museu de Arte Moderna de Nova York para render-se a uma série de cochilos aleatórios dentro de uma caixa de vidro. Ela não tinha horários, niguém sabia quando Tilda poderia aparecer para tirar uma soneca.

#10 Voina

Este grupo de radicais ativistas russos usava a arte para protestar. Desde grafites obscenos até atirar gatos nos funcionários do McDonald’s ou roubar galinhas de supermercados para inseri-las em suas cavidades corporais. A manifestação mais polêmica do grupo foi uma orgia pública no museu de Moscú.

#11 Chris Burden

Burden permitiu que seu amigo atirasse (com um rifle) contra ele em uma galeria de arte. Segundo o próprio artista, foi uma atitude muito estúpida. A manifestação era algo sobre o desamparo, confiança, entrega e a violência.

#12 Marina Abramovic

Marina passou mais de 700 horas em um Museu de Arte Moderna de Nova York. Ela ficava sentada olhando fixamente o público. As pessoas que visitavam o local, ficavam frente à frente com o artista apenas olhando-o. Algumas pessoas, depois de alguns minutos encarando-a, se emocionavam.