3,8 bilhões de anos em um dia: como seria a evolução na Terra em 24 horas?

Vida: com uma estimativa de 3,8 bilhões de anos de existência, a Terra está em constante evolução. Mas como chegamos aqui? E como seria se comprimíssemos os 4,5 bilhões de anos da Terra em apenas um dia? 

4:00 – Surgimento dos primeiros organismos unicelulares simples. Contudo, esses organismos estavam destinados a passar bastante tempo sozinhos

13:00 – Uma célula simples se acopla a outra, criando uma relação simbiótica e as primeiras células eucarióticas, ou células com órgãos internos

18:30 – Essas células começam a formar colônias, e assim, os primeiros sinais de vida multicelular aparecem na Terra. 

20:30 – As algas marinhas começam a surgir, e 20 minutos depois começamos a ver vida animal brotando em uma explosão de criatividade: águas-vivas, primeiros invertebrados, trilobitas, e uma incrível diversificação começa a acontecer.

21:57 – Plantas começam a aparecer no solo, seguidas por mamíferos.

22:24 – a Terra está coberta por florestas coníferas e os primeiros insetos com asa aparecem. Muitos répteis dominam a terra em menos de uma hora, mas uma extinção em massa permite que os dinossauros tomem completamente a cena, permanecendo nela até as 23:41, quando eles também se extinguem de repente.

23:42 – E assim se inicia a Era dos Mamíferos. Nos últimos minutos dessa hora, os macacos se dividem entre diversas espécies e às 23:58 os seres humanos emergem.

Toda a história humana que aconteceu até o dia de hoje, cabe em apenas alguns segundos; uma vida que durou apenas um instante, tudo uma combinação de 3,8 bilhões de anos de vida.