5 benefícios em ser baixinho, segundo a ciência

Thinkstock

Talvez algum dia alguém invente uma máquina que permita que as pessoas fiquem alguns centímetros mais altas, mas há razões para se manter baixinho.

Leia também: 5 artistas que lançaram o primeiro disco antes dos 18 anos

Se você é daqueles que pede ajuda para pegar aquele produto na prateleira mais alta do supermercado, não fique triste. A ciência te dá 5 motivos que provam que ser baixinho pode ser uma grande vantagem: #5 Os baixinhos vivem mais

Thinkstock

As pessoas mais baixas tendem a viver mais que as mais altas, já que seu coração necessita de menos trabalho para bombear o sangue, evitando que se desgaste mais cedo. Pesquisas indicam que as pessoas de menor estatura possuem o ‘gene da longevidade’, modificando a forma com que as células do corpo absorvem o fator hormonal de crescimento insulínico tipo 1, proteína que desempenha papel importante no crescimento. Mesmo que esse ‘gene’ resulte em menor estatura, por outro lado, aponta maior longevidade.

Leia também: Me diga a velocidade que caminhas, e direi quanto viverás

#4 Menor taxa de divórcio

Thinkstock

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que os homens mais baixos que a estatura mediana possuem 32% menos chances em chegar ao divórcio. Estatisticamente, os mais baixos se casam mais tarde e, por conta de uma perspectiva de vida mais madura, encaram o matrimônio com maior seriedade.

Leia também: Homens ou mulheres: Quem sofre mais com a separação? #3 Menos acidentes

Thinkstock

Os baixos tendem a ser mais hábeis e com menor risco de se machucar. Seu tempo de reação é mais curto, melhor coordenado e capaz de fazer com que as articulações do corpo respondam de maneira mais ágil. A explicação científica é que o centro de gravidade está mais perto do chão, beneficiando as pessoas de menor estatura. Mesmo que se perca o equilíbrio, os baixinhos se recuperam com mais facilidade.

Leia também: O que é a gravidade?

#2 Melhores em vários esportes

Thinkstock

Esportes que requerem mais equilíbrio e coordenação, como a ginástica e o boxe, têm nas pessoas de baixa estatura seus melhores expoentes – o mesmo pode ser dito na hora de ganhar musculatura de forma proporcional. Boa porcentagem dos melhores jogadores de futebol é mais baixa que os companheiros: Messi, por exemplo, mede 1,70m, e Maradona, em seu auge, media 1,65m, o que não os impediu de deixar muitos zagueiros comendo poeiras nos campos.

Leia também: Conheça a tecnologia utilizada no futebol e em outros esportes #1 Mais fácil de surpreender positivamente

Thinkstock

A aparência costuma ter um peso maior do que deveria no mundo dos negócios – é parte da natureza humana. Segundo o psicólogo David Sandberg, da Universidade de Michigan (EUA), por serem vistos com menor taxa de expectativa, as realizações dos baixinhos são tidas como mais importantes, porque quebram um estigma. O início pode ser difícil, mas uma vez que o êxito se aproxima, pessoas de menor estatura demonstram ser mais talentosas.

Leia também: 5 premonições de Mark Zuckerberg sobre o futuro