5 exoplanetas fascinantes que poderíamos colonizar: têm água e temperatura amena

Descobertas de novos planetas são constantes e alguns deles chamam mais atenção dos astrônomos por, aparentemente, possuírem características parecidas com as da Terra e até mesmo chances de abrigar vida.

Conheça alguns exoplanetas – ou seja, planetas que estão fora do nosso Sistema Solar – que provavelmente possuem água em estado líquido e temperatura amena, o que possibilitaria visitas ou mesmo colonização no futuro:

Kepler 438-b

Com diâmetro apenas 12% maior do que o da Terra, o exoplaneta tem grandes chances de ser rochoso e, mesmo recebendo 40% mais luz que nosso planeta, teria capacidade de abrigar água em estado líquido e, portanto, ser habitável. As características fazem com que os pesquisadores o considere o planeta mais parecido com a Terra já descoberto.

Gliese 581 c

Divulgação / Nasa

O exoplaneta foi considerado o primeiro do sistema da anã vermelha Gliese 581 como potencialmente habitável. Além dele, dois dos outros seis planetas que orbitam a estrela também poderiam abrigar vida, o Gliese 581 f e o Gliese 581 g, ambos com órbitas praticamente circulares, mais distantes da estrela, que teriam ambiente com clima ameno e estável.

Tau Ceti e

Divulgação / Nasa

Localizado a 12 anos-luz da Terra, o exoplaneta leva 168 dias para completar uma volta em sua estrela, tem água líquida em sua superfície e está em uma zona considerada habitável, embora sua temperatura média seja ligeiramente mais elevada do que no nosso planeta.

Kapteyn b

ShutterStock

O exoplaneta está a 13 anos-luz de distância da Terra e orbita uma estrela de aproximadamente 8 bilhões de anos. Ele possui cinco vezes mais massa do que o nosso planeta e também parece abrigar água em estado líquido em sua superfície.

Wolf 1061 c

O exoplaneta orbita uma estrela anã vermelha na zona habitável de seu sistema e parece possuir temperatura amena e água em sua superfície. O Wolf 1061c é ainda classificado por astrônomos como uma superterra, pois seu raio estimado é 1,5 maior do que o raio terrestre.

Mistérios do Universo