5 hábitos e malefícios do cigarro que o fumante não percebe

No planeta, cerca de 1 bilhão de pessoas fumam todos os dias. E alguns deles têm hábitos e costumes muito ruins, que fazem sem ao menos perceber o mal que estão causando para si e para as pessoas ao seu redor.

Leia também: O que acontece com o corpo ao parar de fumar

Veja 5 hábitos ruins e malefícios que quase nenhum fumante percebe:

#5 Mau hálito

THINKSTOCK

Muitos fumantes sofrem de halitose (mau hálito). A maioria nem mesmo percebe, mas para quem está ao lado é um odor desagradável.

#4 Cheiro

THINKSTOCK

O cheiro dos alcalóides e outros componentes presentes nos cigarros fica no corpo e na roupa do fumante, quase que como uma segunda pele.

#3 Aparência

THINKSTOCK

A química do tabaco ataca o esmalte dos dentes, tornando-os opacos e amarelados. Estes mesmos componentes também afetam a saúde da gengiva. Resseca a pele, principalmente o rosto. Muitas pessoas largariam o vício se pudessem ver o quanto a pele pode envelhecer em pouco tempo. 

#4 Imagem

Em uma sociedade patriarcal, fumar chegou a ser símbolo de virilidade e masculinidade. No cinema, alguns atores fumavam para que seu personagem parecesse mais sério e forte. Na foto, o ator Humphrey Bogart, que fumava até 4 maços por dia. O astro do clássico “Casablanca” morreu aos 57 anos, com câncer no esôfago.
Na vida real não é diferente, muitas pessoas começam a fumar para parecerem mais atraentes.

#5 Pensamento fraco

THINKSTOCK

A atitude impensada de um fumante começa quando ele fuma em um espaço que é comum a todo mundo, e ele não respeita os não fumantes. Outra situação é quando um amigo está doente e mesmo assim não consegue largar o vício por ser “cabeça dura”. Na maioria dos casos, o hábito está diretamente relacionado à enfermidade. Os conselhos parecem não funcionar. Também existem aqueles que arriscam a vida de todos ao redor, fumando em locais inadequados, como um posto de gasolina, por exemplo, e sempre dizem que nada de ruim vai acontecer.

Leia mais: veja 5 dicas para abandonar o cigarro de vez