
Quando a Doritos anunciou o seu salgadinho nas cores da bandeira gay foi um verdadeiro alvoroço. A marca já se posicionava a favor dos gays em comerciais de TV, mas nunca havia feito uma ação tão clara, e colorida, como esta.
A novidade invadiu as redes sociais e o mundo todo clicou no salgadinho arco-íris. Apesar do número das chamadas marcas ‘gay friendly’ crescer anualmente, ainda são poucas as campanhas em apoio a comunidade LGBT que ficando conhecidas nas redes como o Doritos Rainbows.
Conheça 5 marcas que fizeram coloridas campanhas a favor dos gays:
1. Ben and Jerry’s – Felizes para sempre

A marca de sorvete norte-americana, que chegou ao Brasil em 2014, mudou o nome de um de seus sorvetes em apoio ao casamento gay no Reino Unido. O sorvete de maçã mudou de nome e embalagem, transformando-se no “Apple-y Ever After”, uma brincadeira com a expressão “Happy ever After” (felizes para sempre). A marca sempre mostra seu apoio à comunidade LGBT e comemora cada nova conquista gay.
2. Nike – Seja Você Mesmo

A Be True, campanha da Nike em apoio à comunidade gay, existe desde 1985. Os produtos da coleção BeTrue levam as cores da bandeira gay e, a cada nova conquista dos direitos LGBT, lança um novo produto, como o tênis da foto, que homenageia a comunidade gay de Nova York, Portland e São Francisco.
3. Vodca Absolut – Orgulho em cores

Em 2008, o artista criador da bandeira do orgulho gay, Gilbert Baker, se uniu a Absolut para criar a edição limitada da garrafa colorida. A marca de vodca apoia a comunidade LGBT desde os anos 80.
4. Tiffany e Co – Quer casar comigo?

Em 2015 foi a primeira vez que a tradicional joalheria de mais de 117 anos se posicionou a favor dos gays. A antiga campanha “Will you?”, que celebra o casamento, representou o casamento gay pela primeira vez. O interessante é que os casais heterossexuais mostrados na campanha são apenas modelos posando, enquanto o casal gay é o único real.
5. MAC– Viva Glam

Uma das marcas de maquiagem mais importantes do mundo resolveu apoiar portadores do vírus HIV no início da década de 90, época da epidemia da Aids e quando a doença era ainda mais associada aos homossexuais do que atualmente. A MAC lançou o batom vermelho ViVA Glam e todos os lucros obtidos com os batons da linha até hoje são revertidos para a “Mac Aids Fund”, fundação que incentiva a prevenção da doença e auxilia no tratamento de portadores do vírus. A campanha Viva Glam é sempre protagonizada por grandes personalidades LGBT, como a famosa drag Ru Paul.