O nome é complicado, mas não tanto quanto a vida de pacientes e familiares de pessoas acometidos por ela. Estamos falando das Imunodeficiências Primárias, doença genética que afeta o sistema imunológico e deixa o corpo sem defesas contra “invasores”. Saiba mais:
#5 – O que acontece
O paciente de Imunodeficiências Primárias – geralmente crianças, embora a doença também apareça na fase adulta -, possui um sistema imunológico que não funciona bem. Ou simplesmente que não funciona. Isso deixa o corpo à mercê de infecções por vírus, bactérias e fungos.
#4 – Genética
Existem doenças e circunstâncias que deixam a pessoa com o sistema imunológico debilitado, como é o caso da infecção pelo vírus HIV. As Imunodeficiências Primárias, no entanto, são uma doença genética, a pessoa já nasce com o problema.
#3 – Doença rara
As Imunodeficiências Primárias são consideradas um conjunto de doenças genéticas raras. Atinge cerca de um a cada 10 mil recém-nascidos.
#2 – Bolha
O filme “O Rapaz da Bolha de Plástico” (1976), com John Travolta, narra a história real de um garoto com Imunodeficiências Primárias. Para evitar ser vítima de infecções, ele tem de viver em uma bolha esterilizada.
#1 – Evolução
Hoje, com a evolução de medicamentos e pesquisas, é possível que pacientes levem uma vida próxima do normal. Para isso, é preciso que o diagnóstico seja feito de forma precoce. Pais de crianças com infecções constantes devem conversar sobre as IDPs com os médicos.