Já ouviu falar em “neuro arquitetura”? Como o ambiente pode te ajudar a relaxar

Técnica cria ambientes em que você consiga relaxar mais

Quando pensamos em projetos de decoração, quase sempre focamos na estética alinhada a uma funcionalidade para ajudar na rotina. No entanto, uma nova vertente, a neuro arquitetura, está focada em também criar ambientes que possam trazer mais bem-estar para quem os habita.

Entenda abaixo mais sobre essa nova técnica e como colocar em prática na sua casa.

Como aplicar neuro arquitetura em casa?

(Crédito: vanitjan/freepik)

“Tem gente que ainda pensa que um bom projeto é sobre inserir decorações, combinar cores e escolher revestimentos seguindo tendências ou apenas pela estética”, afirmou a arquiteta Ludmila Lima em um post no Instagram. Segundo a profissional, seu trabalho é pensado para acolher a mente, o corpo e sua rotina real. A fim de promover saúde, bem-estar e funcionalidade verdadeira no dia a dia.

Para quem quer aderir a esse estilo de arquitetura, então, ela tem algumas dicas. A luz, por exemplo, deve ser na medida certa para regular o humor, sono e produtividade, além de iluminar, claro.

O mesmo vale para a escolha das cores. Conhecer um pouco mais a fundo o que elas causam ao sistema nervoso é o segredo para criar ambientes acolhedores. Já quanto ao mobiliário, a dica é optar por algo feito sob medida, que ajude a organizar o espaço, alivie a mente e, principalmente, não cause problemas de circulação, que são essenciais para o movimento natural do corpo.

Plantas e outras texturas naturais são mais que bem-vindas para acalmar a mente e o conforto térmico e acústico são essencial para o relaxamento.

Dicas para casa