5 países com o maior número de vulcões ativos

GETTY IMAGES

As erupções vulcânicas são fenômenos naturais pouco frequentes, mas quando ocorrem, suas consequências são devastadoras.

Leia também: Qual a razão da erupção dos vulcões?

Alguns países contam com uma enorme quantidade de vulcões ativos. Vale lembrar que o conhecimento acerca de atividades vulcânicas é escasso, e é provável que existam vulcões ativos em locais desconhecidos.

 #1 Chile

Segundo estimativas, no Chile existem cerca de 95 vulcões ativos. Entre eles se destacam: Villarica, que entrou em erupção em março de 2015; Copahua, que entrou em atividade em março de 2014; Puyehue, em junho de 2011; Chaitén, em maio de 2008 (depois de dois séculos inativo) e o vulcão Calbuco, que entrou em erupção em abril deste ano.

#2 Japão

O País tem mais de 100 vulcões ativos. Entre os quais está o Monte Fuji, que segundo os especialistas poderia entrar em erupção a qualquer momento. Sakurajima está em atividade constante. Ontake é o segundo mais alto do país. O Monte Kirishima, uma das cadeias vulcânicas mais importantes do Japão, abriga o vulcão Shinmoedake, que entrou em erupção três vezes, com poucas semanas de diferença.

#3 Estados Unidos

THINKSTOCK

Um dos vulcões com mais números de atividade fica no Havaí, o Kilauea. Além de todos os vulcões ativos naquele local, os Estados Unidos possuem um número ainda maior de vulcões em outros territórios. O vulcão mais perigoso do mundo fica no abaixo do Parque Nacional de Yellowstone.

#4 Rússia

A maioria dos vulcões ativos ficam na península de Kamchatka, região oriental. Entre eles se destacam, pela violência das erupções, os vulcões Shiveluch e Plosky Tolbachik. A Rússia também tem um dos vulcões mais bonitos do mundo, o Monte Kronotsky, que, embora seja considerado ativo, não entra em erupção desde 1923.

#5 Indonésia

THINKSTOCK

A Indonésia possui mais de 120 vulcões ativos. Krakatoa é o vulcão mais famoso, e se destaca por ter as erupções mais devastadoras do mundo. A Indonésia registrou uma erupção catastrófica, que ocorreu em 1815, pelo vulcão Tambora.