Apesar dos grandes avanços científicos e das constantes descobertas feitas pelas agências espaciais, muitos mistérios sobre o universo ainda intrigam astrônomos. Confira uma seleção de temas que permanecem incógnitas e que ainda não foram desvendados por especialistas:
Mistérios do universo que permanecem sem explicação

1. A velocidade da luz era a mais rápida do universo até aparecer um raio misterioso que, partindo de um buraco negro no centro da galáxia M87, pode ser quase cinco vezes mais rápido que a luz. A medição foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble, da Nasa, mas os astrônomos ainda não sabem como essas saídas de luz funcionam e quanta energia elas possuem.
2. A energia escura, força que separa o cosmos causando a expansão do universo, é conhecida pela ciência e seria, segundo pesquisas, responsável pela composição de 73% do universo. O fenômeno permanece misterioso porque, além de nunca ter sido diretamente detectado, possui composição desconhecida.

3. Para explicar porque as estrelas mais distantes da galáxia orbitam mais lentamente os cientistas criaram, para definir o fenômeno, o termo matéria escura, que apesar de invisível, possui massa. Astrônomos estão perto de descobrir como detectar partículas de matéria escura, mas ainda não têm respostas sobre suas propriedades, como temperatura, por exemplo.
4. Supernova, o fenômeno de explosão das estrelas quando morrem, é há tempos conhecido pelos cientistas que, inclusive, são capazes de recriar o acontecimento em um computador. Mas, como nem todos os fatores envolvidos podem ser simulados, ainda não é possível saber exatamente como essa explosão, de fato, ocorre.

5. Carregados de partículas subatômicas, principalmente prótons e elétrons, os raios cósmicos têm seus caminhos ligados aos campos magnéticos da Terra e do Sol a partir de pontos distantes da galáxia. O mistério sobre os poderosos raios está na sua origem, até hoje desconhecida.
6. Astrônomos já sabem que a atmosfera do sol, chamada de coroa, atinge temperaturas que variam entre 500 mil a 6 milhões graus Celsius. Os pesquisadores, no entanto, não são capazes de explicar como o campo magnético transporta e deposita tamanha energia na coroa solar.
Mistérios do universo
- Você sabe como é possível descobrir um novo planeta? Veja a jornada!
- Planeta é tão quente, que é capaz de ferver ferro: onde ele fica?
- Colonização em Marte pode começar antes mesmo de homem pisar lá