Mais de 6,7 milhões de brasileiros terão seus conhecimentos testados na edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A prova será realizada nos dias 5 e 12 de novembro, dividida entre: linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova, no primeiro domingo; e matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova, no segundo domingo.
O VIX procurou professores do Sistema de Ensino pH para listarem e responderem questões que são recorrentes no exame – e que devem cair na prova deste ano na disciplinas de Biologia, Física, Química, Geografia, História, Português e Matemática. Eles também contextualizaram a aplicação destes conhecimentos em nossa vida cotidiana.
Biologia
O professor Cícero Melo elegeu uma questão que caiu no exame de 2016. Ele explica que o tema Ecologia é o mais cobrado no Enem e equivale a quase 50% da prova de Biologia.
Um dos conteúdos de Ecologia recorrente é a caracterização dos biomas brasileiros, que também é extremamente importante para conhecer e proteger as espécies de flora e faunas de nosso país.
“Uma das habilidades exigidas pelo Enem fala em caracterização de biomas do Brasil e estudo das adaptações dos organismos às condições destes. Assim, um estudo mais detalhado destes e outros aspectos da Ecologia são fundamentais para um bom desempenho na prova”, explica o professor.
Física
O professor Fernando Schueler escolheu uma questão do Enem de 2016 como um tema relevante para a prova deste ano. Para ele, este item (que relaciona energia, fluxo de ar e aparelho de ar-condicionado) ajuda na conscientização de um consumo mais adequado de energia, uma vez que a compreensão sobre o funcionamento do equipamento melhora essas condições.
“Quando o equipamento é instalado na parte inferior do cômodo, ele puxa um ar que está mais frio do que o ar da parte superior, e libera um ar mais frio ainda. Dessa maneira, com o ar cada vez mais frio estagnado na parte inferior, o cômodo atingirá a temperatura desejada num tempo mais longo, pois a inexistência das correntes de convecção torna o processo menos dinâmico. O aumento do tempo de funcionamento do aparelho impactará no maior consumo de energia elétrica”, explica.
Química
O professor Emmanuel Gomes aponta que há uma expectativa enorme sobre a cobrança da compreensão sobre temas relacionados aos impactos ambientais no Enem, como camada de ozônio, efeito estufa, chuva ácida etc.
“A camada de ozônio é essencial para a manutenção da vida na Terra pois ela filtra parte da radiação ultravioleta emitida pelo sol, evitando assim sérios problemas de saúde e a diminuição na oferta de alimentos já que tal radiação também é ofensiva para os vegetais”, explica.
Ele escolheu uma questão do Enem 2014 para a análise. “Buracos na cama de ozônio são provenientes de gases clorofluorcarbono (CFC). Esses gases são estáveis até chegarem na estratosfera, onde a intensidade da radiação ultraviolenta é maior. A ligação entre cloro e carbono nos CFC se rompe, deixando um átomo de cloro na forma de radical livre. Como o cloro é muito reativo, ataca o ozônio e causa sua destruição – Cl. + O3 → ClO. + O2 à ClO. + [O] → Cl. + O2”.
Geografia
O professor Luiz Duarte observa que desde 2009, as provas do Enem têm mostrado forte inclinação para abordar o tema da geografia agrária. Ele lista alguns temas que são recorrentes nos exames em relação aos impactos ambientais da revolução verde, como os as ameaças os agrotóxicos podem representar, inclusive para a saúde humana, e conflitos por terra.
“É fundamental ter uma boa noção sobre as consequências do avanço da fronteira agrícola no Brasil, sobretudo a partir da segunda metade do século 20. A questão relaciona a expansão da fronteira agrícola com a ocupação e urbanização do Centro-Oeste, mas uma outra possibilidade seria a abordagem dos conflitos rurais que são verificados nessas áreas que hoje contam com a chegada de novos empreendimentos ligados ao setor agropecuário. O ENEM espera que o aluno seja capaz de reconhecer como essas atividades vêm ameaçando as populações tradicionais da Amazônia, como indígenas e quilombolas”, explica.
História
O professor Igor Oliveira Vieira, coordenador de História do Sistema pH, afirma que nos exames sempre há itens que abordam a temática da democracia e da cidadania, sempre em uma perspectiva de valorização dessas práticas na sociedade. Ele relata que abordagens que comparam esses conceitos na atualidade com outros períodos da história são recorrentes.
“Abordar os temas de cidadania e democracia é uma demanda importante na nossa sociedade. Afinal, estamos observando o crescimento de um cultura de ódio, polarização de posições políticas fundamentalismo e muita intolerância. Mas, por outro lado, há também o debate de importantes movimentos sociais tratando de assuntos relevantes como gênero, inclusão social, liberdade nas manifestações artísticas”, analisa.

Português
O professor Raphael Hormes escolheu uma questão baseada no livro O pulo do gato 3, de Márcio Cotrim, aplicada na prova de 2016. Ele explica que se trata de uma questão que cobra o conteúdo da variação linguística a partir da compreensão textual. Cita que o termo “mandinga” foi construído a partir da interpretação que navegante portugueses conferiram a ele no período das grandes navegações, portanto, percebe-se que os aspectos sociais e históricos constituem a base para a construção do sentido da palavra – por isso, indica, a resposta é a letra A.
“O conteúdo proposto pela questão mostra conexão com a atualidade porque permite ao candidato pensar a respeito dos fatores determinantes para a construção da língua. Por ser influenciada por diversos fatores (regionais, econômicos, etários, históricos, religiosos…), ela devemos encará-la como um organismo vivo e apta a mudanças”, analisa.
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