7 curiosidades sobre a bebida mais consumida no mundo: o chá

Thinkstock

Embora não seja tão consumido no Brasil, o chá, depois da água, é a bebida mais popular do mundo. Por estar atrelado a muitas culturas e ser uma bebida antiga, o chá está envolto em mitos e lendas.
Conheça 7 curiosidades sobre o chá que vão além dos benefícios para a dieta.
7.  É apenas uma planta

Thinkstock

Com toda certeza você já ouvir falar em muitos tipos de chá. O chá preto e o verde são os mais conhecidos, mas você sabia que todos eles vêm da mesma planta?
Por muito tempo acreditou-se que as ervas eram de espécies distintas, mas foi descoberto que se trata de uma única planta: a camellia sinensis. A diferença entre cada tipo de chá é a forma como a erva é processada depois de cultivada.

Além disso, existem milhões de infusões de ervas provenientes de outras espécies vegetais que também são chamadas de “chá”, embora o nome seja restrito a espécie camellia sinesis.
6. A Inglaterra roubou o chá da China

Thinkstock

Quando pensamos em chá, logo nos vem a imagem do Reino Unido e do “chá das cinco”. Esta nação europeia é uma das maiores consumidoras de chá do mundo e a bebida se tornou parte de sua cultura e identidade. Mas nem sempre foi assim.

O chá saiu da China e chegou à Europa no século XVI, nas mãos de comerciantes portugueses. Quando a portuguesa Catarina de Bragança se casou com Carlos II da Inglaterra, o chá passou a fazer parte da cultura britânica.

No entanto, o gigante asiático continuava tendo o monopólio da planta, algo que o poderoso Império Britânico não tardou em mudar. Os europeus enviaram Richard Fortune, uma espécie de James Bond da botânica para o território chinês para que ele aprendesse tudo sobre a erva e roubasse alguns exemplares da iguaria para plantar em solo britânico.
5. Os turcos são os maiores consumidores

Thinkstock

Os ingleses podem não abrir mão do chá das cinco, mas seu amor pela bebida não chega aos pés da paixão dos turcos pelo chá. Os britânicos preferem tomar seu chá com leite, enquanto os turcos gostam de tomar o chá preto puro em quantidades suficientes para liderar a lista de consumidores de chá per capita.

A história da Turquia com o chá é mais recente que a do Reino Unido: tornou-se popular entre os turcos no começo do século XX quando o café começou a ficar escasso e a subir de preço, após a Primeira Guerra Mundial.
4. Mais importante que as balas

Apesar de não ser o país de origem da erva e nem o maior consumidor mundial, no Reino Unido o chá é mais importante que as balas (munição). Pelo menos foi isto que disse o ex-primeiro-ministro Winston Churchill.
3. Earl Grey

Thinkstock

O Earl Grey é uma das variedades de chá mais conhecidas e nada mais é que o chá preto misturado com tangerina. O nome do chá veio do segundo Conde Grey, que foi primeiro ministro do Reino Unido de 1830 a 1834.

Diz-se que um mandarim lhe deu esta variedade de chá como presente depois de seu filho foi resgatado por um dos homens de Grey. O problema com esta história é que não há registros que comprove que o conde tenha pisado em território chinês alguma vez na vida e a verdadeira origem do earl grey continua sendo um mistério.
2. Mais cafeína que café?

Thinkstock

Um quilo de chá tem mais cafeína que um quilo de café, mas esta é uma afirmação é um tanto enganosa, já que a quantidade de cafeína que efetivamente ingerimos é menor no chá (cerca de 90mg por xícara) que no café.

A variedade de chá com maior concentração de cafeína é o chá preto. Se você quer deixar o vício em café de lado, o melhor é recorrer ao chá verde ou ao chá preto, que contém de 30 a 70g de cafeína.
1. Benefícios para a saúde

Thinkstock

O chá, em especial o verde, é repleto de compostos chamados polifenoles, que ajudam a regular a glicose no sangue. Foi comprovado em estudos a longo prazo que quem toma chá têm menos risco de desenvolver diabetes.

Além disso, outros estudos sugerem que o chá também reduz o risco de doenças cardiovasculares, diminui a pressão arterial e inclusive regula os níveis de colesterol.