8 razões brilhantes para exercitar o sarcasmo

Um grupo de pesquisadores descobriu que as pessoas sarcásticas são, na verdade, uma espécie de trabalhadores sociais. O que eles perceberam é que essas pessoas são inteligentes, e que, sempre que analisam ou criticam outras pessoas, elas estão fazendo um favor para a sociedade.

A afirmação científica dos estudiosos da escola de negócios INSEAD The Business School for the World, dos Emirados Árabes Unidos, parte do pressuposto que o sarcasmo é um sinal de inteligência, e que exercitá-lo com os outros pode tornar as outras pessoas mais inteligentes também.

Trata-se de uma forma criativa e estimulante de dizer o que pensa, ainda que alguns corações saiam partidos, porque faz as pessoas pensarem e exercitarem o seus próprios neurônios. Confira a seguir 8 razões para continuar ou começar a exercer o sarcasmo por aí:

#1 Não precisar se justificar

Nem tudo o que é feito precisa ter um significado. Ser sarcástico não inclui a necessidade de buscar um sentido em TODAS as coisas que fazemos. O negócio é abstrair e parar de se importar demais.

#2 Não ter que ser melhor do que os outros

Você não precisa se esforçar muito. É só deixá-lo fluir, sem buscar a aprovação das outras pessoas. Se você está vendo esta lista já pensando em achar os erros dela, então, parabéns. Você está no caminho.

#3 Baixar a bola dos metidos

Os sarcásticos são céticos e desconfiados. Nada impressiona demais, ninguém intimida tanto ao ponto de não permitir questionamentos. Todo mundo é alvo.

#4 Deixar ideias no ar

Ser ambíguo é o ponto. Porque no fundo você não pensa exatamente o que disse. Não é necessariamente uma postura política, é mais uma pose, um forma de esnobar.

#5 Ser flexível e paciente

Não existe nenhum tema que não possa ser satirizado. Nenhum ferida é sagrada que não possa ser tocada. Apropriado ou insulto? A missão não é essa. A ideia é ‘desdramatizar’ o mundo.

#6 Melhor defesa

Fazer comentários exigem que você seja um  bom observador. É como um ninja atento ao entorno, com palavras afiadas e rápidas. No entanto, a prioridade é o equilíbrio do universo, sem vingança.

#7 Mais resistência

O sarcástico já provou do seu veneno e sabe que é amargo. Mas, ao mesmo tempo, aprende a lidar melhor com o humor, que costuma deixar as pessoas sempre confusas e alertas.

#8 Ser admirado

Muitos admiram os sarcáticos secretamente por sua criativade e clareza, mesmo se já ficaram ofendidos em algum momento.