Se você tem a sensação de que sua TPM é muito pior do que a TPM das suas amigas, saiba: pode ser que você esteja entre os 5% das mulheres que sofrem com o Transtorno Disfórico Pré-menstrual, a nova TPM que os cientistas descobriram.
Segundo eles, esse distúrbio é capaz de turbinar os incômodos da TPM (Tensão Pré-Menstrual). Entenda melhor abaixo.
Acredite: a TPM pode ser ainda pior
De acordo com um recente estudo, o chamado Transtorno Disfórico Pré-menstrual é provocado por mecanismos moleculares e chega a atingir cerca de 5% das mulheres em idade reprodutiva. Os sintomas são parecidos com os da TPM tradicional, como ansiedade, nervosismo, tristeza e irritabilidade, mas que se apresentam de maneira bem mais intensa.
Tal transtorno afeta de 2% a 5% das mulheres em idade reprodutiva nos dias que antecedem a menstruação. Ele causa irritabilidade, tristeza e ansiedade, assim como a TPM, mas de forma mais intensa.

O trabalho científico conseguiu identificar que mulheres que sofrem do transtorno possuem uma diferença no aparelho molecular ao responderem aos hormônios estrogênio e progesterona.
Apesar de parecer mais uma descoberta infeliz, os pesquisadores afirmam que a novidade pode significar um alívio para as mulheres, pois ajuda a aprender mais sobre o processo genético e, consequentemente, levar a estudos que, no futuro, chegarão a tratamentos de distúrbios de humor, por exemplo.
Como aliviar sintomas da TPM
- Bolo de chocolate contra TPM: receita funcional que dribla o problema
- Melhor tipo de anticoncepcional para quem tem TPM
- 9 alternativas para reduzir os sintomas da TPM sem engordar