A NASA pôs fim ao mistério que rondava o planeta Júpiter e anunciou nesta segunda-feira (26) que imagens do telescópio Hubble detectaram vapores de água saindo da superfície de Europa, principal satélite do planeta.
Essa descoberta torna “o oceano do satélite Europa um dos lugares mais promissores a abrigar vida no Sistema Solar”, de acordo com Geoff Yoder, chefe de missões da Nasa
Satélite tem duas vezes mais água que a Terra
De acordo com a Nasa, o satélite tem pelo menos duas vezes mais quantidade de água que a Terra. Esse oceano é protegido por uma camada extremamente fria, além de um material espesso ainda desconhecido.
A equipe, liderada pelo astrônomo William Sparks, do Space Telescope Science Institute (STScI), levou mais ou menos 15 meses para interpretar esses dados. Eles observaram as imagens desse vapor com o propósito inicial de confirmar a suspeita de que a atmosfera do satélite Europa era mais fina do que se imaginava.
Porém, a equipe foi surpreendida ao descobrir que esse vapor era também o indício de um oceano no satélite.

Vapor na lua de Júpiter
As primeiras evidências de vapor no satélite foram descobertas em 2012, pela equipe de Lorenz Roth, do Southwest Research Institute. “O que vimos é bem similar ao que Roth e sua equipe encontraram”, disse Sparks. A diferença é que, pelo telescópio Hubble, os cientistas puderam captar mais detalhes desse vapor, reforçando a tese de que pode, sim, haver água por lá.
Em outras ocasiões, a Nasa levantou a possibilidade do satélite Europa ter vida. “O oceano de Europa é considerado um dos lugares mais promissores a abrigar vida no Sistema Solar”, disse Geoff Yoder, chefe de missões da Nasa. “Essas plumas de vapor, se realmente existirem, pode fornecer outra interpretação da subsuperfície do satélite”.
É por isso que a agência espacial tem se animado para conferir de perto essas plumas de vapor. “Essa observação abre um mundo de possibilidades, e estamos projetando missões futuras para prosseguir com essa fantástica descoberta”, anunciou Paul Hertz, diretor da Divisão Astrofísica da Nasa.
Curiosidades de Júpiter
- Por que Júpiter é o planeta mais perigoso do Sistema Solar?
- 7 fatos curiosos sobre Júpiter que vale a pena você conhecer
- Missão Juno: imagens do polo de Júpiter surpreende a Nasa