Além de linda, foto de brasileiro escolhida pela Nasa é um mapa decifrado do céu

por | ago 22, 2017 | Ciência

Todos os dias, a Nasa publica em seu site a Imagem do Dia capturada por seus equipamentos. Mas, desde 1995, a agência mantém uma outra galeria com a Imagem Astronômica do Dia na qual publicam trabalhos de astrônomos profissionais e amadores do mundo todo, como foi o caso de Carlos Eduardo Fairbairn em 21 de agosto.

Imagem de brasileiro é destaque da Nasa

Em seu trabalho eleito pela Nasa, Kiko Fairbairn, como assina as fotos, fotografou a passagem da Via Láctea no Deserto do Atacama, no Chile. 

Capturada em maio de 2017, a imagem apresenta o arco que a galáxia faz por cima da borda de um vulcão inativo. Além disso, há riqueza de objetos celestes registrados.

Na publicação da Nasa, é possível ver as marcações feitas pela agência espacial. Por ter conseguindo registrar informações importantes, como a constelação do Cruzeiro do Sul, a estrela Antares e o centro da galáxia, “ecoando poeticamente”, como registrou a Nasa, a imagem foi escolhida.

Foto mostra galáxia vizinha da Via Láctea

Outro ponto interessante da imagem, que ganhou o nome de “Arco Galático”, é o ponto luminoso azul entre os dois picos vulcânicos, identificado como “LMC”.

Essa é a sigla em inglês para Grande Nuvem de Magalhães, uma “galáxia satélite” que, por ser menor, sofre influência gravitacional e orbita a nossa Via Láctea. Usando uma câmera Canon 6D, Fairbairn conseguiu registrar em um local com altitude de 4,8 mil metros.

Fotógrafo expõe trabalho nas redes sociais

Além de um perfil num fórum de fotografias astronômicas, Fairbairn também mostra suas imagens em sua página do Facebook e no Instagram.

Mais imagens do universo