Basta olhar ao redor para perceber de forma objetiva o impacto que o homem já causou na natureza. Mas as alterações parecem ainda mais preocupantes quando temos uma visão panorâmica da triste realidade. Fotos registradas pela Nasa, por exemplo, comprovam as percepções ao mostrarem o antes e o depois das mudanças climáticas ao longo dos anos.
Antes e depois das mudanças climáticas
A foto acima mostra a floresta do Camboja em fevereiro de 1999 e em fevereiro de 2016. As manchas marrons representam as áreas que foram desmatadas. E é impressionante perceber como aumentaram.
Acima é possível comparar a enchente que invadiu o peru em março de 2016 e, depois, em março de 2017. Segundo dados de autoridades locais, a chuva neste acho chegou com intensidade 10 vezes maior que o normal e afetou cerca de 630 mil pessoas.
Aqui estão as Ilhas Geórgia do Sul em janeiro de 2005 e em setembro de 2016. É nítido perceber que elas foram tomadas por gelo.
Enquanto isso, ao comparar a Geleira McCarty, no Alasca entre julho de 1909 e agosto de 2004, é possível perceber que ela, literalmente, derreteu e se transformou em um vasto rio de águas turvas.
Na Austrália, incêndios consumiram as florestas entre fevereiro de 2012 e janeiro de 2013. Na foto, é possível perceber o quanto as áreas verdes diminuíram.
Fenômenos naturais fantásticos
- 9 fotos incríveis de paisagens que não foram alteradas
- Conheça o misterioso lago que some uma vez por ano
- 6 lugares da Terra onde ela parece não existir