Apagar vela com copo: qual a explicação científica por trás desse experimento?

Muitos livros escolares de Ciências já ensinaram que a  vela apaga com um copo de vidro. Basta colocar a vela em um prato, despejar um pouco de água para, depois, colocar o copo. Assim, o ar preso fica mais quente e o oxigênio é consumido pelo fogo. Veja como funciona.

Por que a vela apaga quando colocamos um copo em cima dela?

O vídeo a seguir mostra como acontece o experimento:

Para entender o que faz a vela apagar, é preciso saber que para se manter queimando, ela precisa de um combustível (no caso, a cera da vela) e de uma fonte de calor (que é o pavio aceso). Para a fonte de calor permanecer acesa, é preciso um comburente, ou seja, algo que faz com que a chama queime. Na vela, isso é feito pelo oxigênio do ar. Se tampamos a vela, a chama consome todo o oxigênio daquele espaço e em pouco tempo já não consegue mais permanecer queimando. 

O que acontece com a água?

O nível de água dentro do copo sobe porque o ar vai esfriando depois que a chama apaga. Então, com a mudança de temperatura, a pressão do copo diminui. Nesse processo, o volume de água aumenta porque a molécula de oxigênio, que servia para manter o fogo aceso, vai para a água, criando uma pressão que faz com que ela “infle” e, consequentemente, suba.

De acordo com o departamento de física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), “é como se parte do ar dentro do copo fosse compactado, o que diminui a pressão interna, sugando a água ao redor, através das brechas entre o copo e o pires, como num canudo”.

Assim, a água eleva e a chama se apaga.

Ciência divertida: Experimentos científicos para fazer com as crianças em casa