Imagine vários parasitas correndo pela sua pele e te dando coceiras incontroláveis. Ou que todos os órgãos do seu corpo sumiram. Ou ainda, alucinações sobre as quais você não tem controle nenhum. Existem pessoas que sofrem disso diariamente, e não têm controle nenhum sobre como contrar suas síndromes. Veja as 7 mais peculiares!
Síndrome de Cotard

O neurologista francês Jules Cotard foi o primeiro a falar sobre a síndrome. Ele fez um relato sobre uma paciente que dizia não ter cérebro nem intestino, logo, achava que não precisava comer e morreu de fome.
Os que sofrem dessa síndrome acham que estão mortos, ou que perderam seus órgãos internos, e aparece principalmente para os que tem problemas psiquiátricos e neurológicos, incluindo a esquizofrenia, traumatismo craniano e esclerose múltipla.
Síndrome da Alice no País das Maravilhas

Essa síndrome pode ser causada por infecções virais, epilepsia, dores de cabeça muito fortes e tumores cerebrais. Quem sofre dela tende a ter muitas alucinações, como no livro de Lewis Carroll, onde as coisas crescem e diminuem, ficam mais largas e mais finas, e o espaço e tempo se distorcem. Existem boatos de que o próprio Carroll sofria dessa síndrome, e usou suas alucinações para se inspirar na história de seu maior sucesso.
Ilusão de Capgras
Quem sofre dessa ilusão acredita que uma outra pessoa substituiu o lugar de alguém próximo, como um colega de trabalho, um amigo e até um cônjuge. Ele passa a enxergar outra imagem do rosto dessas pessoas, perdendo a capacidade de reconhecê-las.
A síndrome tem sido relacionada a pacientes com esquizofrenia, Alzheimer, demência e Parkinson, e pode acontecer por atividade neurológica reduzida no sistema cerebral.
Síndrome de Ekbom

Pacientes apresentam delírios de que existem parasitas que rastejam sob suas peles. Eles relatam coceiras, e sensações de mordidas, e às vezes, para sentirem algum alívio, acabam se machucando, gerando feridas e infecções.
Maldição de Ondina

Quem sofre dessa síndrome pode simplesmente se esquecer de respirar, correndo o risco de morrer sufocada. Em 2006, havia cerca de 200 casos registrados pelo mundo. Ondina é o nome de uma ninfa das águas na mitologia pagã europeia, e a alusão ao nome está ligada ao afogamento que um humano sofreria na água.
Síndrome de Pica

Diferente do que o nome possa sugerir, essa síndrome se manifesta como uma vontade de comer coisas não comestíveis (Pica vem de pêgas, uma espécie de pombo que come praticamente qualquer coisa). A pessoa pode sentir vontades incontroláveis de comer coisas como bitucas de cigarro, argila, papel higiênico e sabão de pó por exemplo.
Koro ou síndrome da redução genital

Não, não é uma brincadeira. Quem sofre dessa síndrome entra em profundo desespero ao acreditar que seus genitais estão diminuindo ou desaparecendo. A maioria dos casos é registrada na Ásia, e tem indícios de ser contagiosa. O maior surto da doença aconteceu em 1967, em Cingapura, quando o sistema de saúde alegou receber centenas de homens reclamando que seus pênis estariam desaparecendo.