O asteroide 2017 VR12 irá passar muito perto da Terra nesta quarta-feira, 7 de março. O corpo celeste de 250 metros de diâmetro chegará a menos de 4 distâncias-lunares de nosso planeta e é considerado pela Nasa uma grande oportunidade de observação astronômica, assim como também é chamado de “asteroide potencialmente perigoso” pela proximidade da Terra e velocidade com que passará por nós.
Distância do asteroide em relação à Terra
Descoberto em novembro de 2017, o asteroide 2017 VR12 ainda é pouco compreendido pelos astrônomos da agência espacial norte-americana. Sabe-se que se trata de um corpo celeste de 250 metros de diâmetro e que irá passar a 3,8 distâncias-lunares da Terra (equivalente a quase 1,5 milhão de quilômetros).
De acordo com a Nasa, quando descoberto, o 2017 VR12 apresentava uma magnitude absoluta de 20,5, mas durante 4 semanas entre fevereiro e março atingiu a 16ª magnitude – quanto menor, mais clara a observação. Agora, o asteroide alcançou a 12ª magnitude e pode ser visto em pequenos telescópios.
A Nasa entende o objeto como um potencial alvo de uma futura missão espacial, embora não haja nada planejado no momento. A agência também o classifica “asteroide potencialmente perigoso” para a Terra em trabalho conjunto com o Centro Minor Planet, também dos EUA.
Asteroides perigosos para nosso planeta
- Asteroide gigante foi o maior a passar perto da Terra: entenda os riscos
- O que causaria o meteoro que por muito pouco não acertou a Terra?
- Astrônomos identificam cometa interestelar inédito: ele passou perto da Terra