Características das bactérias

ISTOCKPHOTO

As bactérias são os seres vivos mais simples que existem em nosso planeta e foram a primeira forma de vida que existiu. Perduraram ao longo da história e hoje seguem sendo os seres vivos mais abundantes. Embora existam muitos tipos de bactérias, todas compartilham determinadas características básicas e hoje vamos definir algumas das principais.

As bactérias

Em geral, todas as bactérias são organismos unicelulares procariontes, isso significa que são formadas por apenas uma célula e que esta não possui núcleo.  Costumam medir em média um micrômetro, embora tenham sido encontradas bactérias realmente gigantes, que chegaram a medir cerca de um milímetro.

As bactérias podem ter formato de esfera (cocos); de vírgula (vibrões); de espiral (espirilos) e também de bastonete (bacilos), entre outras.  Estas últimas são as mais comuns.

Uma forma de classificar as bactérias é de acordo com sua forma de nutrição. A partir disso, pode-se definir se a bactéria é autótrofa (produz seu próprio alimento) ou heterótrofa (não produz são próprio alimento).

Muitas das bactérias autótrofas fabricam matéria orgânica graças à energia da luz solar, o que significa que são autótrofas fotossintetizantes, iguais às plantas. Outras obtém energia a necessária para sobreviver graças a reações químicas que envolvem substâncias inorgânicas, obtidas a partir do meio ambiente, essas são chamadas de autótrofas quimiossintetizantes.

Algumas bactérias necessitam de oxigênio para sobreviver, outras, no entanto, podem viver sem ter contato com o ar em nenhum momento, e em determinados casos podem morrer se forem expostas ao oxigênio. Estas últimas são chamadas de anaeróbicas e, para respirar, realizam um complexo processo conhecido como a respiração anaeróbica.

ISTOCKPHOTO

Também existem outras formas de classificar as bactérias, como por exemplo de acordo com sues padrões de crescimento e como se multiplicam, como no caso das cadeias formadas por estreptococos. Todas as bactérias se multiplicam por divisão, a forma de reprodução mais simples observada na natureza, isso explica a enorme quantidade de bactérias existentes.

As bactérias geralmente possuem uma parede celular e um ou vários flagelos, que utilizam para se locomover ao redor. Essa capacidade de locomoção é um grande benefício, já que elas podem se mover para zonas mais favoráveis para seu crescimento, onde as condições ou a disponibilidade de alimento são melhores.

Em nosso planeta; em nosso trabalho; em nossa casa; em nossa cama e inclusive dentro de nós, há um inimaginável número de bactérias de diversos formatos, tamanhos, cores, comportamentos e características. As diferenças entre essas características permite que as bactérias sejam capazes de sobreviver em praticamente todo tipo de lugar, do mais simples ao mais extremo.

São a verdadeira espécie dominante do planeta e suas caraterísticas as fazem ser surpreendentes. Dê uma olhada nesse vídeo que mostra como seriam as coisas se pudéssemos ver as bactérias a olho nu.

O estudo de todas essas características das bactérias está a cargo da bacteriologia,  uma das áreas da microbiologia.