Casar engorda? Que nada! Estudo comprova que estar casado ajuda a emagrecer

Ao contrário do que muitos dizem, casar não engorda: emagrece! Pelo menos é isso o que diz o estudo feito por pesquisadores japoneses, que constatou que pessoas solteiras são duas vezes mais propensas a ter excesso de peso.

Casamento pode prevenir obesidade

Os especialistas acreditam que as pessoas casadas tendem a  comer de forma saudável, tomar medicação e ir ao médico quando doentes. Ou seja, ser casado pode ajudar a se manter esbelto, descobriram os peritos

Além disso, o estudo realizado com pessoas com diabetes do tipo dois revelou que pessoas solteiras eram duas vezes mais propensas a se  tornarem obesas do que aquelas que eram casadas. 

Os pesquisadores, da Yokohama City University no Japão, também descobriram que homens casados tinham menos chance de sofrer a síndrome metabólica – uma combinação de diabetes, hipertensão arterial e obesidade, que danifica os vasos sanguíneos – embora o mesmo não tenha se observado nas mulheres.

Quais os resultados?

A pesquisa examinou 270 pessoas com diabetes do tipo dois, e idade média de 65 anos, dos quais 180 eram casados ​​e 90 eram solteiros. Os cientistas mediram a altura e o peso dos participantes, calcularam o índice de massa corporal e mediram o teor de gordura do seu corpo.

istock

Comparado com o grupo dos solteirões, o grupo dos casados ​​corria um risco 50% menor de estar com sobrepeso. Os participantes casados também tinham níveis mais baixos de  gordura total em seu corpo (de 18,9kg em comparação com 23,5kg dos solteiros).

Segundo o jornal britânico Daily Mail, uma pesquisa anterior – publicada em junho por especialistas da Aston Medical School e da Universidade de East Anglia – descobriu que as pessoas casadas também têm uma taxa 14% maior de chance de sobreviver a um infarto.

De solteira à casada