Chegou aos 30 anos? Veja 6 coisas que você tem que fazer

Thinkstock

Quando chegam os 30 anos, vem o medo e uma espécie de retrospecto: o que fizemos de relevante até aqui?

Leia também: Estamos vivendo nos anos 1980: veja provas

Sim, a juventude passa rapidamente. A passagem do tempo é cruel. Isso não quer dizer que, com o peso da idade, vem o peso da vida. Há quem diga que os 30 é uma das melhores fases da vida (a melhor, no caso, seria os 40).

Veja 6 coisas que você tem que fazer para chegar aos 30 com o pé direito:

#1 Cuidar mais de si

Thinkstock

Aos 30 anos, o corpo não responde mais aos excessos de comidas pesadas da mesma forma de quando se tem 20. É a hora efetiva de se cuidar. Não é preciso ficar horas na academia, ou usar cremes e mais cremes para parecer mais jovem. Praticar mais esportes, ter uma alimentação regrada e evitar excessos com o álcool são boas formas para evitar complicações com a saúde nesta fase da vida.

#2 Repensar a jornada de trabalho

Thinkstock

Se você não está fazendo aquilo que gosta, eis uma boa hora para repensar sua carreira profissional. Você não precisa carregar o vazio de uma profissão que não preenche suas necessidades. A experiência adquirida até os 29 anos pode ser determinante para os passos do futuro, mas isso não quer dizer que você não pode mudar. O importante é saber o que quer e como agir a partir de suas realizações.

#3 Ioga

Thinkstock

Buscar o equilíbrio do corpo e da mente. Nada mais ideal que o ioga. Reserve algumas horas durante a semana: você vai melhorar em diversos níveis e tudo vai fluir melhor.

#4 Guardar dinheiro para emergências

Thinkstock

Muitos pensam que, ao chegar aos 30, já estarão numa estabilidade econômica. Os tempos são outros: nem sempre é assim. Por isso mesmo, é bom pensar em guardar um dinheiro para futuras emergências.

#5 Construir sua casa

Thinkstock

Não tenha dúvidas, se tem opção de morar sozinho, vá. É momento de se emancipar, sair da casa dos pais. Se não gosta de ficar sozinho e está solteiro, pode morar com um amigo, ou dividir apê com outra pessoa. No lugar de festas e mais festas, certamente nesta idade agrada bem mais ter uma boa companhia para bater um papo, assistir um bom filme ou tomar um vinho.

#6 Não olhe para trás

Thinkstock

Por último, o conselho mais importante. Toda noção de ‘realizações para se ter aos 30 anos’ mudou bastante ao longo das décadas, e você não é obrigado a ser totalmente independente ou bem-sucedido na carreira que escolheu. Aos 30, é hora de seguir adiante. Você continua jovem e livre para novas escolhas, só que com mais sabedoria e experiência para saber como aproveitá-las da melhor maneira.