*Imagem meramente ilustrativa
Cientistas da Universidade do Noroeste, EUA, conseguiram recuperar a fertilidade em camundongos de laboratório e permitir que as fêmeas dessem à luz filhotes saudáveis após implantar ovários criados em impressora 3D nos animais que tiveram os órgãos extraídos para o experimento.
A pesquisa, publicada pela revista científica Nature Communications, produziu as próteses de ovários a partir de estrutura feita de hidrogel, que ganhou consistência mais firme ao ser manipulado em baixas temperaturas.
Segundo os pesquisadores, o objetivo do trabalho científico é desenvolver, em um futuro próximo, ovários sintéticos que possam ajudar a restaurar a fertilidade de pacientes com câncer que tenham se tornado inférteis.
Estudo pode ajudar pacientes que perderam a fertilidade
Os ovários sintéticos feitos na impressora foram implantados e preenchidos com folículos de óvulos imaturos e, em apenas uma semana, a prótese já recebia nutrientes e hormônios necessários para a formação completa do óvulo.

Dos sete roedores com ovários sintéticos fecundados, três recuperaram a fertilidade e foram capazes de gerar filhotes normalmente. Apesar do sucesso da experiência, os cientistas afirmam que o procedimento ainda não pode ser aplicado em seres humanos, que possuem folículos maiores e mais complexos.
Ciência e corpo humano
- Como funciona cada lado do cérebro: veja a capacidade de cada hemisfério
- Sangue jovem ajuda a rejuvenescer ratos idosos. Funcionaria em humanos?
- Para que serve a “pele eletrônica” mais fina do mundo criada por cientistas?