Mesmo quem pouco conhece sobre história e arqueologia já ouviu o nome de Tutancâmon (1346-1327 a.C.), o faraó egípcio que se tornaria a múmia mais famosa do mundo.
Lâmina de punhal foi feita a partir de meteorito
Recentemente, mais um interessante capítulo foi adicionado para a história da célebre múmia: um punhal encontrado com ela que, segundo cientistas, foi feito com material extraterrestre. Os resultados da análise foram publicados pela revista Meteoritics & Planetary Science.

De acordo com a pesquisa, o objeto pontiagudo encontrado junto a múmia foi feito com material de fora do espaço: um meteorito. Através de testes realizados com técnicas de fluorescência de raios X, descobriram que a lâmina do punhal contém 10% de níquel e 0,6% de cobalto, concentrações de substâncias comuns em meteoritos metálicos.
Os cientistas afirmam que o estudo confirma o grande valor que os antigos egípcios davam ao ferro de meteoritos para a criação de objetos preciosos. Eles ainda mostram que a alta qualidade do utensílio encontrado com Tutancâmon indica grande domínio de técnicas de utilização do ferro na época.
História e arqueologia
- Descoberta de antropóloga pode tirar Incas da era pré-história
- Sítio da pré-história estava há 9 mil anos submerso no Mar Báltico
- Pinturas rupestres indicam que Piauí já era habitado há 20 mil anos