Cientistas criam adesivo que regenera pele e pode evitar amputações em diabéticos

por | set 23, 2020 | Ciência

O diabetes atinge mais de 16 milhões de brasileiros adultos, dos quais 72 mil morrem vitimados anualmente pela doença, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com pesquisa Ibope, metade dos diabéticos não sabe que tem o problema que, se não for tratado, pode levar a complicações graves, como AVC, infarto, cegueira e amputação de membros, por exemplo.

A pele da pessoa com diabetes pede cuidado especial porque, por mecanismos intrínsecos da doença, pode haver diminuição da sensibilidade e dificuldade de regeneração de tecidos, até mesmo de feridas pequenas. Isso, em casos graves, pode levar até à doença conhecida como pé diabético e amputações. Para isso, cientistas mexicanos parecem ter um novo tratamento.

Adesivo pode evitar amputação em diabéticos

Cientistas da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) desenvolveram um adesivo que regenera a pele de diabéticos em menos de um mês e, consequentemente, poderia evitar casos de amputação.

De acordo com a pesquisadora Concepción Peña Juárez, uma das responsáveis pelo estudo, a equipe conseguiu reduzir o tempo de regeneração da pele de pacientes com diabetes para 21 dias apenas com o uso do adesivo.

O adesivo é feito de nanofibras que contêm micropartículas de substâncias bioativas. Esses componentes são colocados sobre as úlceras diabéticas e são incorporados à ferida para liberar suas substâncias ativas.

Os cientistas recomendam o uso deste adesivo na fase inicial da lesão para evitar o desenvolvimento de uma infecção e, consequentemente, uma amputação.

Normalmente, dependendo dos cuidados e da pessoa, a úlcera diabética demora em torno de 90 dias para cicatrizar, portanto o efeito desse adesivo representa um avanço importante.

Cuidados para prevenir feridas nos pés

Pessoas que sofrem de diabetes devem ter cuidados especiais no tratamento de feridas nos pés, pois uma pequena lesão não tratada pode causar sérios problemas, inclusive amputações. Conheça dicas de especialistas da Mayo Clinic para prevenir feridas nos pés.

Observação dos pés

Verifique se seus pés estão em boas condições. Procure bolhas, rachaduras ou cortes que possam causar um problema futuro. Se você não consegue ver bem toda a área, peça ajuda a um membro da família ou use um pequeno espelho.

Mantenha a boa higiene

Lave os pés diariamente com água morna. Certifique-se de secá-los completamente e use talco para evitar que a umidade se acumule e cause o aparecimento de fungos.

Não remova calos

Não tente usar cortadores de unha, limas, tesouras ou outros objetos pontiagudos para remover calosidades ou verrugas. Consulte um podólogo, pois só ele pode lhe dar a solução para essas imperfeições.

Tenha cuidado ao cortar as unhas

Cuidar das unhas é muito importante para manter os pés em excelentes condições. Preste muita atenção ao cortá-las, pois você pode se machucar. Se você não puder fazer isso sozinho, peça ajuda a um membro da família.

Nunca ande descalço

Grampos, pregos ou outros pequenos objetos pontiagudos podem estar no chão e representar um grande risco de ferimento que pode evoluir para uma complicação maior.

Vá ao podólogo regularmente

É aconselhável visitar regularmente um especialista para que ele possa avaliar a saúde dos seus pés e atuar em tempo oportuno no caso de encontrar qualquer anomalia.

Use sapatos e meias especiais

Calçados e meias apertados podem afetar a circulação dos pés. Em farmácias especializadas é possível encontrar meias e sapatos adequados para diabéticos, projetados para melhorar a circulação.

Diabetes: tipos, sintomas e tratamentos

Original Author: Sebastián Pérez Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/sebastian-perez
Original ID value: 220371
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/ciencia/220371/parche-creado-por-cientificos-de-la-unam-podria-evitar-las-amputaciones-de-pie-diabetico