Comer nozes todos os dias aumenta expectativa de vida

por | jul 26, 2016 | Ciência

Um recente estudo científico concluiu que frutos secos como nozes, amêndoas e castanhas podem aumentar nosso tempo de vida. Segundo cientistas da Universidade de Maastricht (Países Baixos), consumir 10 gramas desses frutos por dia diminui os riscos de aparecer infecções respiratórias e cardiovasculares.

O longo estudo de 10 anos concluiu que o risco de sofrer uma parada respiratória diminui em 23% graças à ingestão diária dos frutos.

A primeira etapa da pesquisa começou em 1986, com um grupo de participantes entre 55 e 59 anos que respondeu uma série de perguntas sobre saúde e estilo de vida. Dez anos depois, os cientistas analisaram suas taxas de mortalidade, que diminuíram em até 23% para os que consumiam.

Thinkstock

Os resultados não param por aí. As chances de surgirem doenças neurodegenerativas é 45% menor. Além disso, pacientes têm 30% menor de chances de contrair diabetes.

Segundo Piet van den Brandt, professor de epidemiologia e líder da pesquisa, as pessoas que em média consumiam cerca de 15 gramas diárias dos frutos já demonstravam menor taxa de mortalidade.

Não deixam claro exatamente o porquê, mas o Dr. Brandt sugere que o motivo são os frutos secos, especialmente as nozes, que contém ácidos graxos monossaturados e poliinsaturados, diversas vitaminas, fibra alimentar, antioxidantes e outros compostos químicos que poderiam diminuir as chances de surgir essas doenças.