A qualidade e o preço do uísque dependem muito do quão velho ele é: um uísque de 5 anos sempre será mais barato do que um de 20 ou de 40 anos. Isso acontece porque a fermentação destes últimos é feita em barris de madeira, especialmente de carvalho.
Sabendo dos efeitos do tempo na bebida, uma curiosidade surgiu: o que será que a gravidade é capaz de fazer com este destilado? Conheça a seguir a garrafa de uísque que teve o prazer de descobrir a resposta.
Leia também:
Qual a diferença entre blended e single malt? Conheça os tipos de uísques
Gravidade zero

Ela foi enviada à estação espacial internacional e ficou durante três anos lá. O uísque da marca Ardbeg Distillery, à base de malte, foi enviado antes de fermentar.
O líquido ficou dentro de um tubo fabricado com madeira de carvalho. A experiência, realizada pela NanoRacks, uma empresa dedicada à investigação espacial.

Para fazer uma comparação, o mesmo uísque foi colocado num barril igual, mas ficou aqui na Terra. A ideia era ver como o sabor da bebida muda com a mudança de gravidade e introduzir as alterações no processo de fabricação do uísque aqui.
O uísque está em estudo com cientistas de Houston, nos Estados Unidos, que já conseguiram identificar os efeitos que o destilado sofreu.
Novos métodos foram preparados para a fermentação do uísque da marca, que não pretende enviar mais da bebida para o espaço.
E o sabor?

O diretor da empresa, Bill Lumsden, disse que o uísque envelhecido no espaço adquiriu um gosto concentrado, numa mistura de frutas, como ameixas, passas e cerejas, trufa, pimenta, anis, canela e bacon ou presunto defumado. Sem contar o aroma de carne, com borracha e peixe.
Bem diferente da bebida que ficou na Terra, com aroma amadeirado, com toques de cedro, fumaça doce, vinagre, passas, melaço, baunilha e laranja queimada.
A ideia da Ardberg é usar os resultados do experimento, divulgados no site, para criar uísques de novos sabores.
Confira também: