Conheça a estrela mais brilhante do universo

Quasar ULAS J1120+0641

Quando se fala em brilho e em estrela, a primeira coisa que vem à mente é o Sol. O Sol é a estrela mais próxima da Terra. A Lua reflete sua luz e Vênus é o planeta mais perto do nosso; sua atmosfera faz com que a luz do Sol reflita de forma particular.

Leia também: As principais teorias sobre a origem do universo

As demais estrelas ficam tão distantes que, apesar de sua magnitude, enxergamos apenas como pontos luminosos. Mas, coloquemos assim: nem o Sol, nem a Lua, nem Vênus têm tanto brilho quanto os demais corpos celestes do universo.

Antes de conhecer a estrela mais brilhante do universo, é preciso saber como se dimensiona seu brilho. Para isso, usa-se uma complexa unidade de medida conhecida como ‘ magnitude absoluta’, que surge diretamente da ‘magnitude aparente’ (m), que mede aproximadamente 10 parsecs (ou 32.616 anos-luz).

Os cientistas, então, constataram que a estrela mais brilhante do universo é a R136a1. Em termos de volume, não é a maior; no entanto, é a mais massiva e brilhante, com magnitude absoluta de -12,6.

Leia também: Cientistas encontram galáxia mais distante já encontrada

Cluster RMC 136 (R136) da Nebulosa da Tarântula na Grande Nuvem de Magalhães

Para termos de comparação, isso equivale a algo 8,7 milhões de vezes mais brilhante que o Sol, que possui magnitude absoluta de 4,8. Não estranhe deparar com um valor negativo em relação à R136a1: quanto menor a magnitude de um corpo celeste, mais intenso é seu brilho.

É preciso compreender que não apenas as estrelas brilham no universo. Há objetos, e inclusive, galáxias inteiras que reluzem. Esta região é conhecida como quasar. Girando em torno de buracos negros, geralmente ficam localizados no centro das galáxias. De tão brilhantes, as estrelas que as compõem neutralizam seu brilho por completo.

Leia também: Bolha ‘fantasma’ é encontrada no espaço; veja o vídeo

Wikimedia Commons

Imagem do telescópio Hubble prova que o quasar 3C 273 é no centro de uma galáxia