O famoso “paninho”, também conhecido como “naninha” é um item simples, mas que pode fazer uma grande diferença no dia a dia de qualquer bebê.
Por acompanhá-lo em momentos de sono, conforto e até nos passeios, a naninha também oferece benefícios importantes para o desenvolvimento emocional dos pequenos.
Abaixo, confira 5 benefícios da naninha para bebês – e os cuidados que os pais devem tomar para garantir que ele seja um aliado seguro.
Benefícios da “naninha” para bebês
1. Traz conforto e segurança emocional

O paninho funciona como um objeto de transição, já que ajuda o bebê a se sentir mais seguro quando está longe dos pais, especialmente na hora de dormir.
O cheiro da naninha e a textura familiares trazem conforto, e funcionam como um “abraço” quando o bebê precisa se acalmar.
2. Estimula a autonomia
Com o tempo, o bebê aprende a usar a naninha como um recurso próprio para se acalmar, sem depender exclusivamente dos pais – e esse é importante passo para o desenvolvimento da autoconfiança e da regulação emocional.
3. Desenvolve o tato e os sentidos

Naninhas costumam ter texturas diferentes (alguns com etiquetas, bordados ou tecidos variados), o que é muito estimulante para o desenvolvimento sensorial dos bebês.
Isso porque eles tocam, apertam, esfregam e exploram com as mãos e a boca, como parte natural do crescimento.
4. Acalma em momentos de estresse
Seja em uma consulta médica, uma viagem ou em fases de dentição, a naninha pode ser uma fonte de consolo e ajudar a acalmar o bebê em situações desconfortáveis ou estressantes do cotidiano.
Cuidados importantes com o paninho do bebê

- Escolha tecidos apropriados, preferindo os feitos com 100% algodão, hipoalergênicos e macios;
- Higienize a naninha com frequência, usando sabão neutro e sem amaciante;
- Evite o uso durante o sono em recém-nascidos para reduzir o risco de sufocamento;
- Ao sinal de rasgos, fios soltos ou deterioração do tecido, substitua o paninho para evitar acidentes.