Parasitas têm uma reputação desagradável – mas é realmente justo temê-los? Bom, sim! E se você acha que não, aqui estão os motivos pelos quais essas criaturas aterrorizantes valem ser evitadas!
Como se você precisasse de outro motivo para odiar os mosquitos – quando eles picam os seres humanos, eles podem deixar larvas da Filária. Esses vermes vivem e crescem nos nossos corpos e às vezes levam anos para virar adultos completos, deixando apenas erupções discretas e feridas na pele. Anos depois, eles trabalham juntos para bloquear os vasos do sistema linfático, criando um acúmulo de líquidos e levando a doenças como a elefantíase.
Leia também: Deveríamos estar comendo insetos? Há razões para acreditar que sim!
Outro verme que vale a pena ser odiado é a traça. Ovos de traça são constantemente consumidos através de mãos sujas ou contaminadas. Os ovos se quebram e amadurecem em seu intestino, altura em que a fêmea adulta sai pelo ânus para lançar uma nova leva de ovos na pele em volta. Seu ânus se torna um ninho, e isso causa coceira intensa, muitas vezes levando a mãos e unhas contaminadas novamente, o que pode acabar voltando para a sua boca, e reiniciando o ciclo.
Confira: Turma do Aedes: conheça outros cinco insetos que transmitem doenças
Do outro lado do corpo, vivem os belos piolhos pubianos – às vezes chamados de chatos, embora não seja raro encontrar esses insetos nas suas sobrancelhas, barba ou até mesmo cílios. A coceira vem de uma reação alérgica a saliva do parasita. É necessário um tratamento com medicamentos ou raspar tudo para se livrar deles. Claro que a abstinência sexual também funciona como uma medida preventiva, além de não compartilhar suas suas roupas íntimas com outras pessoas.
Veja também: Conheça os insetos gigantes que dominaram a Terra antes dos dinossauros
Alguns parasitas são destinados a animais marinhos, mas acabam nos humanos por causa do nosso intestino. O nematoide Anisakis infecta humanos após a ingestão de peixe cru ou mal cozido – como sushi – que contém larvas. Os vermes penetram nossa parede intestinal e causam dor abdominal, náusea e até vômitos. Mas a coisa não vai adiante, já que o nematoide não pode amadurecer em um intestino humano e acaba morrendo.