Um fato que intriga ufólogos (pesquisadores de vida extraterrestre), especialistas em cultura pop e historiadores é a origem da crença de que os alienígenas são “homenzinhos verdes”.
Especialmente no que diz respeito aos marcianos, nove entre dez filmes, livros ou quadrinho publicados no Século 20 os retratavam como pequenos seres de cor esverdeada.
Aliens verdes
Para alguns estudiosos, a cor verde veio à mente dos primeiros autores de ficção científica por conta das antigas lendas sobre duendes e gnomos, que também teriam esta cor e vinham não de outros planetas, mas das profundezas dos bosques.
HISTÓRIA MEDIEVAL
O mais fascinante é tomar conhecimento de que desde o Século 12 (isso mesmo!), em plena Idade Média, já se contavam histórias sobre criaturas verdes. O conto “As Crianças Verdes de Woolpit” foi muito popular na Inglaterra e dava conta de duas crianças verdes que surgiram neste povoado, no leste da Grã-Bretanha. Eles não comiam e nem falavam inglês, mas aos poucos foram assimilando a cultura local até serem aceitos pela população. O mais curioso é que até hoje ninguém sabe ao certo a origem deste conto…
Já a partir do começo do século passado começaram a surgir muitas obras sobre criaturas verdes, que, agora sim, vinham mesmo de outros planetas (especialmente Marte, nosso vizinho no Sistema Solar). Em geral, estes seres eram inofensivos, capazes no máximo de causar certas confusões aqui na Terra, mas sem ameaçar a nossa sobrevivência.
O diretor Tim Burton brinca bastante com este estereótipo dos “pequeninos homens verdes” no filme “Marte Ataca!”, quando a Terra é invadida por marcianos bem beligerantes, com armas lasers destruidoras.
Leia mais: 5 fatos sobre Giorgio Tsoukalos, o especialista em aliens que virou meme