De onde veio a água do planeta Terra: 2 teorias MUITO diferentes tentam explicar

por | ago 30, 2016 | Ciência

Há 4,5 bilhões de anos atrás, a Terra era praticamente uma bola de fogo e não abrigava nenhuma forma de vida. Foi apenas milhões de anos depois que o planeta foi se resfriando e começaram a surgir os oceanos.

Mas como isso foi possível então se só tinha fogo por aqui? De onde veio toda essa água, que ocupa 70% da superfície terrestre?

Origem da água na Terra

Muitos cientistas acreditam que ela não se constituiu ao mesmo tempo que a Terra e defendem que a água se formou depois, a partir de choques de cometas e asteroides com o planeta. A teoria principal defende que ela só chegou 800 milhões de anos depois da formação do Sistema Solar, com o choque de cometas e asteroides com a Terra, que teriam deixado a substância na superfície. Isso porque qualquer quantidade de água que existisse, naquela época, teria evaporado, já que o sol era muito mais quente.

Entretanto, já existem alguns experimentos da AEE (Agência Espacial Europeia), como o da sonda Rosetta, que descobriu que os cometas do Cinturão Kuiper, possível origem dos oceanos da Terra, possuem água pesada, que tem uma composição química diferente da água terrestre.

A água terrestre é formando por hidrogênio e oxigênio. Mas a água pode ser encontrada também com outros elementos, como o deutério e trítio. “Isso praticamente descarta a hipótese de os cometas do Cinturão de Kuiper serem os portadores de água da Terra”, explica Kathrin Altwegg, pesquisadora chefe da sonda, da Universidade de Berna, no site da Nasa.

Mas, um outro estudo da Universidade do Hawaii, dos Estados Unidos, em parceria com o Instituto de Astrobiologia da Nasa, encontrou indícios fortes de que a água já estava aqui desde o começo, sim, e aqui ela permaneceu até a formação dos oceanos.

“Ainda que uma parcela da água tenha se perdido na superfície por causa da evaporação no processo da formação de calor, uma parte suficiente sobreviveu para formar a água do mundo”, explica Lydia Hallis, a autora da pesquisa.

A análise foi feita com amostras de rochas da erupção de lava da Ilha de Baffin, no Canadá, que continham evidências de água terrestre, diretas do manto profundo da Terra. Segundo Hallis, é improvável essa água tenha vindo de asteroides ou cometas, porque ela não seria capaz de chegar quilômetros abaixo da superfícies. Isso sem contar que dados geoquímicos sugerem que essas regiões não sofreram perturbação há mais de 4,5 bilhões de anos.

“Não podemos descartar a adição de água na Terra após a sua formação, mas os nossos dados sugerem que a Terra tinha água desde o início da sua formação, de modo que uma grande quantidade de adição de água posterior não era extremamente necessária para a formação dos nossos oceanos”, completa ela.

Sabia que vivemos dentro do Sol? Descubra mais fatos incríveis