Dermatologista explica por que é preciso lavar a roupa antes de usar

por | jul 26, 2016 | Ciência

Thinkstock

A ansiedade após comprar uma roupa nova é tanta que a vontade é de sair da loja usando a peça, vesti-la mesmo que seja para ficar em casa. Saiba que, ao fazer isso, você está colocando em risco sua saúde. O problema não é comprar uma roupa nova, mas sim usá-la antes de lavar muito bem.

Razões para lavar sua roupa nova

Thinkstock

Você sabe por quais processos passam cada peça de roupa até que elas cheguem até você? Os tecidos passam por uma série de procedimentos para que fiquem da cor e do formato da moda, e para isso são utilizados químicos fortes, tal como explica Donal Belsit, dermatologista da Universidade de Columbia.

Estes mesmos produtos químicos deixam resíduos na peça quando ela fica pronta, já que só vão embora por completo quando passem por uma máquina de lavar. Caso contrário, você estará expondo sua pele a possíveis alergias e até mesmo queimaduras. Talvez você não saiba que é alérgico a várias tinturas químicas e anilinas que são utilizadas para tingir tecidos.

A maioria de nós apresenta alguma reação a elas, mas em muitas pessoas essas reações passam despercebidas. Se você é propenso a ter alergias ou tem a pele sensível, notará certa vermelhidão, coceira e até feridas.

Thinkstock

A isso somamos a presença de formol, utilizado em processos da elaboração da peça. Ou seja, estamos expondo nosso corpo a substâncias que jamais ousaríamos encostar as mãos.  

Outro perigo está nos fungos que, de forma invisível, podem estar presentes nas roupas. Há mais provas, a cada dia, de que muitas fábricas de roupa são locais insalubres, sem ventilação e com com altos níveis de umidade, propícios para a infestação por fungos e mofo.  

Thinkstock

A boa notícia é que a grande maioria das substâncias químicas vai embora já na primeira lavagem, mas alguns pequenos resíduos podem persistir, complicando a vida dos alérgicos. Se você continua sentindo qualquer incômodo, coceira ou alergia, melhor lavar a roupa mais uma vez e de forma mais profunda. Os médicos recomendam fazer uma lavagem com enxágue duplo.