Descubra por que agimos diferente quando estamos bêbados

por | jul 26, 2016 | Ciência

ThinkStock

Quando ingerimos álcool, estamos colocando em nosso organismo uma substância que tem como princípio de ação atacar os neurônios (as células do cérebro).

São necessários de 15 a 60 minutos para que todas as moléculas do álcool entrem em circulação e comecem a agir no nosso corpo. Quando, então, elas chegam ao cérebro, é que começamos a mudar o nosso comportamento e a ter sensações diferentes.

Leia também: Quanto tempo dura o álcool no sangue?

Confira a seguir as 10 perguntas mais comuns que fazemos quando ficamos bêbados:

Por que rimos o tempo todo?

ThinkStock

O álcool confunde a forma como o cérebro trabalha com as substâncias químicas dos neurotransmissores. No caso,  a alegria é comandada pela serotonina. Quando começamos a sorrir demais, pode ter certeza que é porque o álcool já aumentou a concentração dela no corpo. Esse é o primeiro estágio. O próximo a ser atingido é o GABA (ácido gamma-aminobutirico), que começa a dar a sensação de mal estar. E, por último, a dopamina é atingida, o que nos faz perder a coordenação motora (sensação de tontura).

Por que agimos impulsivamente?

ThinkStock

As bebidas alcoólicas inibem o nosso autocontrole. O sinal que o cérebro manda à mente para avisar que estamos cometendo um erro é impedido pela ação da substância nos neurônios. Então, você simplesmente faz o que está afim de fazer naquele momento, sem medir as consequências. Dizemos mais mentiras ou verdades?

ThinkStock

Estudos constatam que dizemos o necessário para conseguir aquilo que queremos, quando estamos bêbados. Então, se precisamos mentir para conseguir algo, é provável que aconteça. Se no momento acharmos que alcançaremos o desejo falando a verdade, a verdade será dita. Por que perdemos a memória?

ThinkStock

A perda de memória acontece porque a região do cérebro (hipocampo) que grava a memória é atacada pelo álcool, que tem um efeito inibidor e não trabalha direito. Trata-se de uma intoxicação, com risco de morte das células nervosas, de acordo com especialistas da área.

Por que não conseguimos nos concentrar?

ThinkStock

O álcool também ataca neurônios de outras partes do cérebro, incluindo o córtex frontal, responsável por manter a atenção. Isso explica quando não há a perda da memória total, mas de apenas detalhes. É porque o álcool atacou mais uma região do que a outra. Por que ficamos desinibidos?

ThinkStock

Nessa mesma área, no córtex, o álcool realiza uma outra atividade. Ele afeta o centro de inibição de comportamento, deixando o indivíduo mais confiante e sem vergonha. Por que sentimos fome?

ThinkStock

Porque a digestão das moléculas do álcool faz com que o corpo sinta necessidade de recuperar carboidratos. E aí, seu cérebro envia um sinal, pedindo por comida. Por que toleramos mais dor?

ThinkStock

A bebida dificulta a chegada dos sinais de dores enviados dos nervos ao cérebro. Por isso, a sensação é como se estivéssemos anestesiados. Por que roncamos?

ThinkStock

O ronco é provocado pela vibração de alguns tecidos quando o ar passa. Quando bebemos, os músculos ficam mais relaxados e flácidos, inclusives os da região da garganta, fazendo com que o ronco aconteça. Por que ficamos de ressaca?

ThinkStock

Quando o fígado trabalha para expelir o álcool do organismo, libera uma substância que tem um efeito tóxico e causa dores de cabeça, náuseas, acidez estomacal e vômito. Além de diminuir a concentração de vitaminas e minerais, a ressaca provoca fraqueza e cansaço.