Dormir a mais nos dias livres é inútil e faz mal, comprovam estudos

ThinkStock

As pessoas custam a acreditar, mas existem diversos estudos que revelam como dormir a mais pode fazer mal à saúde.

E não só isso: existem outros tantos que afirmar que não adianta dormir mais nos dias livres para tentar recuperar o sono.

Leia também:

Dormir muito pode fazer tão mal quanto fumar; saiba mais

Você provavelmente está tomando seu café do jeito errado! Saiba por quê

A prática, muito comum aos finais de semana, pode levar ao desenvolvimento de diabetes, ocasionar fadiga crônica, levar à obesidade e a doenças cardiovasculares.

O que acontece é que o relógio biológico sofre um impacto com essa mudança que desregula o sono. O fato do corpo ter uma rotina, faz com que ele se adapte para que as horas de sono sejam suficientes para recuperar as energias e organizar as suas funções. Quando isso é interrompido, gera uma instabilidade que atrapalha e deixa o corpo mais cansado.

Uma das últimas pesquisas sobre o assunto foi publicada no periódico Journal of Chemical Endocrinology and Metabolism, realizada pela Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos.

Ele explica que as pessoas que dormem mais nos dias livres têm mais probabilidade de desenvolver algum problema no metabolismo do corpo em relação ao colesterol bom ou ao índice de gordura corporal.

Veja também:

5 dicas simples para conseguir dormir melhor