“Gatos não gostam de seus donos, mas sim da casa e da comida”. O mito propagado há décadas ainda é levado a sério por muita gente, mas um estudo científico sobre comportamento animal comprovou o que todas as pessoas que têm um felino sabem por experiência própria: gatos amam, sim, os seus donos.
Ciência comprova: gatos amam seus donos

De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Oregon, EUA, os gatos preferem a companhia de humanos a comida ou brinquedos. Os detalhes do trabalho dos departamentos de psicologia e de ciências animais da instituição foram publicados pelo Behavioral Processes.
Para chegar à conclusão, os estudiosos analisaram a reação de 50 gatos a quatro diferentes tipos de estímulo: comida, brinquedos, cheiros e humanos. Os felinos foram isolados por algumas horas e, em seguida, colocados em uma gaiola para escolherem uma das quatro opções.

O resultado foi claro: na metade dos casos, os gatos preferiam o humano, enquanto a comida foi escolhida por 37% dos animais. Segundo os estudiosos, apesar de existir uma variabilidade individual na preferência dos felinos, a interação social com os humanos é comprovadamente a categoria de estímulo preferida.
Mundo felino
- Seu gato te ignora de propósito: ele te ouve, mas finge que não
- Gatos obesos correm risco de sofrer diabetes e artrose: como evitar sobrepeso
- Até quando o filhotinho de gato precisa ficar com a mãe e como separá-los?