E se sua janela fosse capaz de criar energia? Placa de vidro a transforma em gerador

Pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova célula solar que poderá substituir, ou até trabalhar junto, com os atuais painéis de captação de luz do sol. Ao invés de serem instaladas nos topos das casas, a invenção transparente pode ser acoplada em janelas.

Como funciona o vidro que converte luz em energia

Se trata de um dispositivo que pode ser posicionado em objetos de vidros, como janelas de prédios ou até carros. Ao receber a luz solar, a invenção consegue armazenar e converter isso em energia.

Tecnicamente falando, a célula é composta por moléculas que foram desenvolvidas pela própria equipe norte-americana. Esses componentes orgânicos captam ondas de luz ultravioleta e infravermelha e as convertem em eletricidade.

As grandes responsáveis por isso tem um nome um pouco complicado e ficam no interior do dispositivo: células fotovoltaicas. Ou seja, usam luz (foto) para dar origem à voltagem (eletricidade).

Um dos cientistas envolvidos no projeto, Richard Lunt, se mostrou bastante otimista com as células solares transparentes no material que a universidade divulgou. “Analisamos o potencial delas e mostramos que por usar apenas luzes invisíveis como fonte, esses dispositivos podem fornecer um potencial similar aos painéis instalados nos telhados na geração de eletricidade”.

Outras invenções