Eclipse e Lua de Morango: só os muito atentos verão fenômenos lunares de hoje

O primeiro final de semana de junho vai ocorrer junto a fenômenos lunares. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a Lua atinge sua fase cheia às 16h12 de sexta-feira (5). E segundo a Nasa, o satélite ainda receberá um tom mais avermelhado por conta do posicionamento em relação à Terra e ao Sol.

Será a chamada Lua de Morango, que por coincidência recebe o nome da fruta de cor vermelha porque, tradicionalmente, essa Lua cheia marca para os nativos norte-americanos o início da temporada de colheitas de morangos.

Lua cheia terá tom avermelhado

Como explica a Nasa, a órbita da Lua ao redor da Terra estará quase no mesmo plano que a órbita da Terra ao redor do Sol.

Quando o Sol aparece mais alto no céu perto do solstício de verão, como ocorre agora no hemisfério Norte, a Lua cheia oposta ao Sol costuma aparecer mais baixa no céu.

A combinação desses fatores aumenta a probabilidade da Lua ter uma cor avermelhada, assim como ocorre com o nascer e o pôr do sol.

Sexta-feira também terá eclipse lunar penumbral

Além da Lua de Morango, um eclipse lunar penumbral também vai ocorrer na sexta-feira. Diferentemente de um eclipse total ou parcial, neste caso a Lua aparece mais escura, em sua totalidade ou parcialmente.

Isso acontece porque a Lua passará pela sombra da Terra, se posicionando do lado oposto ao Sol. Especialistas alertam que esse fenômeno não será tão fácil de ser visto.

No caso de São Paulo, a sombra da Terra na Lua aparecerá quando o satélite surgir próximo da linha do horizonte, dificultado a visibilidade. De acordo com o site Time And Date, o eclipse penumbral atinge seu máximo na capital paulista às 17h32, encerrando-se às 18h04.

A maior parte das Américas não verá o fenômeno. Os melhores lugares para conferir o eclipse serão África, Oriente Médio e Ásia Central.

Além disso, a previsão de São Paulo para sexta-feira indica tempo nublado e possibilidade de pancadas de chuva. Será preciso paciência para tentar conferir os fenômenos da Lua.

Fenômenos da Lua