A árabe Moaza Al Matrooshi, hoje com 24 anos, tinha apenas 9 anos quando precisou fazer quimioterapia para tratar uma doença chamada talassemia, que prejudicava a produção de hemoglobina – proteína responsável por transportar o oxigêniono sangue e liberá-lo no tecido – no corpo. O procedimento era bastante agressivo e também podia impedir que ela pudesse engravidar e ter filhos no futuro. É que a árabe teria que retirar o ovário direito.
Foi então que sua mãe sugeriu que Moaza congelasse o ovário. Por isso, algumas partes do tecido do ovário removido foi congelado por médicos da Universidade de Leeds, em Londres, na Inglaterra.
Retirar ovário impede gravidez?

Fragmentos do ovário de Moaza foram misturados com agentes crioprotetores, que protegem tecidos biológicos de danos de congelamento. Depois ficaram a uma temperatura de -196 °C e, posteriormente, foram armazenados em nitrogênio líquido.
Depois de 15 anos, ela fez um reimplante do tecido do ovário direito no ovário esquerdo e em uma parte do útero.
Na ocasião do procedimento, Moaza já estava na menopausa. Só que, três meses depois do reimplante, seus níveis hormonais se reestabeleceram, a menopausa se interrompeu e ela voltou a ovular.

Moaza, então, fez uma fertilização in vitro para garantir, e implantou dois embriões. E ela engravidou!
A jovem árabe já deu a luz ao seu primeiro filho, no Hospital britânico de Portland. É a primeira vez que isso acontece no mundo com uma menina que não havia nem sequer entrado na puberdade ainda.
Em 2015, uma belga teve sucesso no mesmo procedimento, mas ela tinha tirado o ovário com 13 anos, e já estava na puberdade, diferente da árabe. “É como um milagre. Nós esperamos por tanto tempo esse resultado: um bebê saudável”, disse ela em entrevista ao site de notícias da BBC.
Os médicos envolvidos acreditam que essa pode ser a porta de entrada para ajudar quem tem câncer e outras doenças que podem danificar os ovários terem filhos no futuro.
Dúvidas sobre a gravidez
- Engravidar perto da menopausa é possível? Ginecologista explica
- É possível engravidar sendo virgem ainda? Entenda
- É possível engravidar já estando grávida? Sim, especialistas contam