Um planeta de tamanho, peso e temperatura muito semelhantes às condições da Terra foi encontrado. Localizado próximo (em escala cósmica, é claro), o Ross 128-b está a apenas 11 anos-luz distante do Sistema Solar e é tido como o planeta mais próximo com condições de abrigar vida já encontrado.
“Esta descoberta é baseada em mais de uma década de monitoramento intensivo”, explica Nicola Astudillo-Defru, um dos líderes do projeto. O Ross 128-b foi encontrado com o telescópio de caça de novos planetas Harps, instrumento do European Southern Observatory (ESO), localizado no Deserto do Atacama, no Chile.
Ross 128-b tem condições propícias à vida
Antes do Ross 128-b, um outro planeta em condições parecidas havia sido encontrado. O Proxima-b está localizado ainda mais perto do Sistema Solar, a apenas 4 anos-luz, e orbita a zona habitável de sua estrela – assim como a Terra.
A diferença é que o Proxima-b recebe desta estrela cerca de 30 vezes mais radiação do que o nosso planeta recebe do Sol, tornando a possibilidade de vida lá bastante improvável.

O Ross 128-b tem condições muito mais parecidas com a Terra. Sua massa é bastante parecida, apenas 35% maior que a nossa. E, mais importante, o índice de radiação recebida de sua estrela é semelhante à da Terra em relação ao Sol: 1,38 vez maior, somente, embora sua órbita seja 20 vezes mais curta.
A quantidade de raios estelares recebida é precisa para fazer do planeta um ambiente que os cientistas chamam de “temperado”. Significa que é um planeta de temperatura nem muito baixa, nem muito alta: varia entre -60 e 20 °C.
Isso é possível porque o planeta tem órbita próxima à estrela Ross 128: cada volta leva pouco menos de 10 dias para se completar.
Esta estrela é de categoria anã-vermelha inativa, que tem energia muito menor do que o Sol por exemplo e é um dos mais comuns, são consideradas mais frias e frágeis, embora forneçam as condições mais propícias para abrigar um planeta habitado.
Planeta Está chegando perto
De acordo com a divulgação dos cientistas, a estrela Ross 128 (e, consequentemente, o planeta), estão se aproximando de nosso Sistema Solar. Estima-se que em 79 mil anos, ela esteja a menos de 4 anos-luz daqui.
Até lá, saberemos se o planeta poderá, de fato, abrigar vida. Os cientistas ainda não têm dados suficientes para afirmar se o Ross 128-b está na zona habitável da estrela e se ele apresenta atmosfera, como a Terra. Vênus, sem atmosfera, está na zona habitável, mas é estéril.
Hoje, são conhecidos aproximadamente 3,5 mil exoplanetas (planetas de outros sistemas estelares). A maioria deles é da categoria Júpiter Quente, de massas gasosas localizadas tão próximas às estrelas que é impossível supor que haja vida neles.
Exoplanetas podem ter vida
- Mais um planeta fora do Sistema Solar pode ter água: por que ele é diferente?
- Novas descobertas podem confirmar que Proxima-b é capaz de suportar vida
- Exoplanetas: o que são e como os cientistas os encontraram?