A estação espacial chinesa Tiangong está prestes a encontrar seu fim. O equipamento que orbita a Terra desde 2011, ano em que foi lançado, foi reportado pela agência espacial da China como fora de controle e deve cair sobre a atmosfera terrestre entre outubro de 2017 e o março de 2018.
O que está acontecendo com estação espacial chinesa?
Ainda em 2016, as autoridades chinesas já haviam sinalizado a perda do controle da estação. Agora, foi identificado que ela está em uma órbita descendente constante e, nas últimas semanas, acelerou em um trajeto mais rápido em direção à atmosfera do planeta.
Pesando 8,5 toneladas, a Tiangong deve ser gradativamente destruída em seu mergulho por cada camada da atmosfera. Ainda assim, é possível que pedaços da nave de até 100 kg resistam e caiam sobre o solo da Terra, embora sem perspectiva de perigo para os humanos. A China, inclusive, já informou o comitê específico da ONU que está monitorando a rota da estação espacial para evitar acidentes.
Como é a Tiangong?
A estação espacial foi lançada em 2011 como um marco no projeto científico espacial chinês e já foi usada para missões tripuladas e não tripuladas, sendo que em 2012 recebeu seu primeiro astronauta. Seu nome, Tiangong, em chinês significa “palácio celestial”.
A nave pesa 8,5 toneladas, mede 10,4 metros de comprimento e 3,5 metros de diâmetro e apresenta dois módulos: um com tanques de combustível e painéis solares de energia e outro onde os astronautas podem se acomodar.
Outras quedas espaciais
O primeiro acidente desse tipo já registrado ocorreu em 1979 em uma operação chefiada pela Nasa, quando a gigante estação espacial Skylab, de 77 toneladas, entrou na Terra em rota não controlada. Os destroços da Skylab caíram na cidade de Perth, na Austrália, sem deixar vítimas.
Em 1991, a estação espacial soviética Salyut 7 perdeu o controle e se chocou com a também soviética espaçonave Cosmos 1686, de 20 toneladas. Elas romperam a atmosfera da Terra e despejaram seus destroços sobre a cidade de Capitán Bermúdez, na Argentina, também sem causar vítimas.
Explorando o universo
- China envia missão espacial para produzir o vinho perfeito
- China envia missão tripulada para explorar ‘lado desconhecido’ da Lua
- Veja o interior da Estação Espacial Internacional usando o Google Street View