Chamada de Esparta pelos pesquisadores, uma filhote de leão-das-cavernas foi recentemente encontrada congelada no Ártico Siberiano praticamente intacta, apesar de ter morrido há cerca de 28 mil anos.
Mumificados, os dentes, pele, órgãos e tecidos moles do animal estavam em perfeito estado, assim como seu pelo dourado.
Além de Esparta, um macho de simba siberiano, apelidado de Boris, também foi achado nas margens do rio Semyuelyakh, no Extremo Oriente da Rússia.
Filhote de leão de quase 28 mil anos
This CAVE LION cub is arguably the best preserved #iceage animal ever found!
It's name is Sparta.
In a paper published today with colleagues from 🇷🇺 🇯🇵 & 🇫🇷, we use DNA & 14C to show that it's a female cub that died c 28,000 years ago.
Read more here:https://t.co/Vc2VI7VFfJ pic.twitter.com/NkXTFCvsyB
— Centre for Palaeogenetics (@CpgSthlm) August 4, 2021
Inicialmente, os cientistas acreditavam que os pequenos leões eram irmãos, já que haviam sido encontrados a poucos metros de distância um do outro.
Um novo estudo, no entanto, mostrou que eles tinham aproximadamente 15 mil anos de diferença. Esparta tem 27.962 anos, segundo datação por radiocarbono, enquanto Boris tem 43.448 anos.
And Spartak the cave lion cub, named for one of the tusk hunters who made the discovery. pic.twitter.com/0DCKKJGbAz
— Dr. Jacquelyn Gill (@JacquelynGill) July 28, 2020
Love Dalen, autor de um novo estudo sobre os filhotes, afirmou à rede CNN que ambos os filhotes tinham apenas 1 ou 2 meses de idade quando morreram. A causa da morte ainda não é clara, mas a possibilidade de um ataque de predador foi descartada, uma vez que os animais estão bem preservados.
“Dada a sua preservação, eles devem ter sido enterrados muito rapidamente. Então, talvez eles morreram em um deslizamento de terra ou caíram em uma rachadura”, disse Dalen.

Publicado na revista científica Quaternary, o estudo mostrou ainda que a pelagem dos leões-das-cavernas era semelhante à de um filhote de leão africano. Os filhotes da Era do Gelo, de acordo com os pesquisadores, tinham um subpelo longo e grosso que pode ter ajudado na adaptação ao clima frio.