Fronemofobia: o que é a doença que você pode ter e não sabe

Você é do tipo que chega em casa e vai correndo ligar a televisão porque não gosta do silêncio? Ou você não consegue nem imaginar sair de casa sem os fones de ouvido porque não consegue ficar sozinho com os próprios pensamentos? Prefere fazer qualquer coisa do que ficar sem fazer nada? É, talvez você seja uma das pessoas que tenham a chamada fronemofobia, o  medo de pensar.

Medo do silêncio

Uma pesquisa da Universidade de Virginia em parceria com Harvard foi publicada na revista científica Nature e revelou que 67% dos homens e 25% das mulheres avaliadas preferem castigo ou tortura do que ficar em algum lugar sozinhos ou isolados.

Entre ficar 15 minutos sem fazer “nada”, um dos homens achou melhor pressionar o botão que dava choque como alternativa para acabar com o tédio.

shutterstock

E por incrível que pareça, o uso dos aparelhos eletrônicos como SmartPhones não acentuaram esse tipo de medo nas pessoas. Eles, na verdade, são a alternativa que as pessoas que possuem a fobia encontraram para fugir dos seus medos.

A pesquisa também mostrou que é difícil controlar a mente, direcionar os pensamentos e mantê-los no foco desejado por muito tempo. Por isso, muitos procuraram a meditação e outras técnicas.

Sem treinamento, todo mundo prefere “fazer algo” do que “pensar”, ainda que o que façam não seja prazeroso. “A mente destreinada não gosta de ficar sozinha com ela mesma”, diz a pesquisa.

Outras fobias