Gato que parece lobisomem? 5 curiosidades sobre a polêmica raça lykoi

Ao olhar a imagem, a primeira impressão é: estes gatos não são nada fofos. Denominados lykoi, esta raça é bastante similar a um lobisomem, tem hábitos de cães e uma pelagem bem distinta.

Leia também: Conheça 5 fatos sobre a raça do Garfield

Confira 5 curiosidades sobre esta polêmica raça:

#1 Gato-lobisomem?

Não é à toa que comparam essa raça com o lobisomem: o termo lykoi vem do grego ‘lykos’, que significa lobo. Essa raça é oriunda de uma mutação genética que faz com que os pelos das patas e dos pés cresçam em menor grau de intensidade que os demais pelos do corpo.

Leia também: 5 doenças que podem ser transmitidas pelo seu animal de estimação

#2 Geneticamente ‘natural’

O norte-americano Johnny Gobble foi o responsável por ter desenvolvido a raça lykoi, usando a “ genética dos processos naturais”, ou seja, segundo ele, não houve intervenção humana para a criação da raça. Para verificar se haveria anomalias genéticas ou doenças naturais, pesquisadores da Universidade do Tennessee fizeram um exame minucioso e constataram que eles eram animais completamente saudáveis.

Leia também: 7 vídeos que provam que gatos são carinhosos

#3 Quase cães

Ainda que seja considerada uma raça doméstica, os lykois costumam agir como se fossem cães. Quando estão juntos com outros bichanos da mesma raça, atuam como uma matilha, abanando o rabo quando brincam e se comportando como cães de caça quando querem capturar alguma presa. Ele criou um site para tirar todas as dúvidas sobre a raça: lykoikitten.com.

Leia também: Conheça os 7 países que consomem carne de cães e gatos

#4 Como estão se reproduzindo

Gobble descobriu que a mutação genética deles se manifesta de forma recessiva, ou seja, a partir do nascimento dos filhotes é que se encontra pistas para entender melhor esse fenômeno. Então, o pesquisador adotou gatos pretos ainda filhotes em abrigos. Com o tempo, eles passaram a ter os genes dos lykois. Gobble tenta fazer com que os gatos vira-latas e lykois convivam mais, porque isolar os bichanos da mesma raça impede o desenvolvimento de anticorpos, livrando de doenças constantes.

Leia também: Surpreendentes fatos que você não sabia sobre os gatos

#5 Críticas e pedidos

Muitos ativistas pelos direitos animais criticaram a atitude de Gobble, dizendo que ele manipulou essa mutação genética. (Por outro lado, ele disse que já recebeu centenas de pedidos de pessoas que querem ter um gato desses em casa.) O pesquisador, além de negar tais acusações, disse: “uma vez um geneticista em disse que se você quiser que uma raça de animal sobreviva – em outras palavras, se quiser que os lykoi existam e não desapareçam – teria que criá-los”.

Leia também: Gatos não ronronam só porque estão felizes; entenda