De todas as 88 constelações classificadas pela União Astronômica Internacional, apenas algumas podem ser vistas no Brasil e, além disso, sua visualização depende muito de condições climáticas e localização.
Confira um guia para tentar identificar as constelações e, para encontrar uma representação do céu e facilitar a observação, é possível baixar no celular aplicativos gratuitos que ajudam na tarefa, como SkyMap, GoSkyWatch Planetarium e Star Chart:
Constelações que podem ser vistas do Brasil
Órion: a constelação é bem visível durante todo o verão e pode ser facilmente identificada no céu pela presença das Três Marias, que formam o cinturão de Orion.
Hidra: no Brasil, a constelação pode ser vista com mais facilidade entre os meses de março e abril, mas não é das mais óbvias de se encontrar, já que é constituída majoritariamente por estrelas pouco brilhantes. Sua maior parte pertence ao hemisfério celestial sul.
Escorpião: durante o inverno, preferencialmente no mês de agosto, olhe para o céu em busca de uma estrela de coloração avermelhada. Trata-se de Antares, a estrela mais brilhante de toda a constelação.
Coroa Austral: ao identificar a constelação de Escorpião, aproxime o olhar do “rabo” do animal representado pela formação de estrelas. Na região será possível identificar a pequena constelação do hemisfério sul.
Estrelas e meteoros
- Estrelas distantes da Terra também têm “terremotos” (e nós podemos ouvir!)
- Brasil também tem chuva de meteoro – e o fenômeno já foi reconhecido
- Se você ama estrelas, PRECISA conhecer 3 “santuários de céu”