Lógica por trás do vidro embaçado: nunca mais sofra com o problema ao dirigir

por | ago 19, 2016 | Ciência

Você anda irritado com o para-brisa do carro embaçando a todo momento, prejudicando sua visibilidade e exigindo medidas rápidas? Calma, seus problemas podem estar perto de terminar. Mas, antes, uma pequena aula de Ciências.

Por que o vidro embaça?

O para-brisa do seu carro embaça por culpa da água. Não exatamente a água da chuva, que obrigou você a fechar os vidros, mas dos vapores de água que saem junto com nossa respiração. (Lembre-se que a água existe em três estados: líquido, gasoso e sólido, e que eles se alteram de acordo com a temperatura).

Quando fechamos os vidros do carro, a temperatura lá dentro fica mais quente do que lá fora. Já o para-brisa permanece gelado. Quando a água em estado gasoso encosta na superfície gelada, volta ao estado líquido, condensada sobre o para-brisa.

Shutterstock

Vidro embaçado: o que fazer

Caso o carro possua ar-condicionado, basta ligá-lo direcionado para o para-brisa, o que vai retirar a umidade do local e esfriar o ar. Se você não tiver este recurso, resta ligar o ar quente direcionado para o para-brisa, o que fará as gotículas evaporarem. Logo depois, passe para o ar frio para evitar que a umidade volte a condensar. Como este recurso não retira a umidade do ar, ele é menos eficiente do que o ar-condicionado e precisará ser repetido.

Panos e flanelas devem ser usados desde que estejam secos e limpos. Caso contrário, eles podem deixar a visibilidade ainda mais prejudicada. Além disso, não use detergente para limpar os vidros do carro, o que pode deixá-los manchados.

Shutterstock

Teste:  Você sabe trocar a marcha do seu carro?